Campus Viamão realizou, no dia 02 de agosto, a Oficina de Trabalho do Projeto Atlas SocioAmbiental de Viamão

O Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) realizou, no dia 02 de agosto, a Oficina de Trabalho do projeto Atlas Socioambiental de Viamão. Este encontro foi realizado de forma presencial no Campus Viamão, onde estiveram presentes 30 integrantes voluntários do projeto, que pela primeira vez, desde o início da Pandemia de Covid-19 em 2020, puderam se reunir.

A promoção foi do Comitê Impulsor do Atlas Socioambiental de Viamão, instituído em maio de 2019, que reúne e é coordenado pelos Movimentos Sociais, Entidades e Instituições de Viamão e entorno. A coordenação científica é feita pela UFRGS e pelo Campus Viamão do IFRS, com vários docentes e pesquisadores atuando nesta construção coletiva e democrática do Projeto, inspirado na iniciativa de Porto Alegre, do final dos anos 1990, sob coordenação do professor Rualdo Menegat.

Segundo o Professor do Instituto de Geociências da UFRGS, Rualdo Menegat, “O Atlas é, antes de tudo, um registro científico socialmente legitimado que se propõe a realizar a pesquisa, o registro cartográfico, o estudo e a reflexão do conjunto das características naturais e sócio-construídas que espelham as condicionantes socioambientais do município de Viamão, servindo com uma poderosa ferramenta de educação e cidadania ambiental, além de gestão pública e democrática de uma agenda de desenvolvimento de fato sustentável”.

Para o Coordenador de Extensão do Campus Viamão, professor Claudio Fioreze, “A defesa da sociobiodiversidade, da vida em todas as suas formas, naturais e sociais, se desenha e se projeta através do Atlas para oportunizar à sociedade viamonense uma ferramenta com um cenário de alternativas reais que apontam um desenvolvimento para todos, a partir desta riqueza socioambiental ímpar que Viamão possui e que, infelizmente, ainda é muito pouco conhecida pela maioria da população e pelas representações institucionais de nosso município”.

Para Iliete Cittadin, Ambientalista e pioneira do Comitê Impulsor, “Todos e todas são muito bem vindos aos Grupos de Trabalho, não havendo nenhuma restrição, senão o compromisso ecológico profundo e o respeito ao processo participativo”.

Os temas que estão sendo desenvolvidos no projeto se dividem em 12 Grupos de Trabalho que vão da Geologia, Hidrologia, Solos, até História, Evolução Urbana, Unidades de Conservação, Saneamento e Povos Originários, entre outros. O professor José Nunes Aquino, geógrafo do Campus Viamão, é bolsista do EcoViamão e responsável pela elaboração dos mapas temáticos georreferenciados.

Quem quiser participar ou contribuir em algum GT pode preencher o formulário.

Para informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected]