Campus Viamão realiza colação de grau virtual do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Na sexta-feira, dia 11 de junho, às 19h30, o Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou a colação de grau, por meio de webconferência, do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. O ato solene, transmitido ao vivo pelo Youtube do campus, contou com a participação de forma remota: do diretor-geral Alexandre Vidor, do coordenador de Registros Acadêmicos, Dário Bezerra, que secretariou o evento, do coordenador do curso Rafael Alfonso Brinkhues e das três formandas: Cássia Cilene Soares Corrêa, Desyrre Lunardi e Samanta Furlan Ferreira.

Durante o discurso, a oradora Samanta agradeceu ao IFRS – Campus Viamão pela oportunidade de ter feito a graduação na instituição, com um ensino público, gratuito e de qualidade. E continuou: “Nossos sinceros agradecimentos a todos professores e técnicos administrativos do campus que contribuíram em nossa jornada. Em especial, gostaríamos de registrar nossa admiração aos professores: Danilo Mattes Navarro Filho, Francisco Leandro Barbosa, Josiane Roberta Krebs, Henrique Ramos, Karla dos Santos Guterres Alves, Maira Baé Baladão Vieira, Priscila Silva Esteves, Rafael Alfonso Brinkhues, Ramais de Castro Silveira, Renata Pires de Souza e Valeska Rodriguez Lucas de Freitas”.

Para o coordenador do curso, apesar do momento delicado em função da pandemia, e de não ser a cerimônia sonhada pelas formandas, existem muitos motivos para comemoração da data e um deles é do ponto de vista institucional. “Em 2018, quando vocês ingressaram, a primeira aula de vocês foi comigo, e também era a minha primeira aula como professor no Campus Viamão. Naquele ano, toda a comunidade do IFRS se envolveu na elaboração do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. O PDI reforça desde então, que a formação do cidadão deve ser integral para o enfrentamento das desigualdades. E em um país, onde nos últimos 25 anos o numero de mulheres chefes de família aumentou 80%, mas as mulheres ainda recebem um salario 26% menor que os homens, formar três mulheres, com pensamento e espírito crítico, consciência social, inconformadas com as injustiças que assolam esse país, deve ser motivo de orgulho para todos os servidores que fazem parte dessa instituição”, afirmou.

Vidor falou que os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram criados em 2008, e que apesar de recentes, pertencem à trajetória centenária da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPCT), iniciada em 1909.  “Nós nos constituímos, enquanto Instituto Federal, há bem pouco tempo. E é uma instituição que tem a cara de vocês (formandas), que tem a cara do desenvolvimento do país. Uma instituição que não só cuida de educação, ciência e tecnologia, mas acima de tudo, forma cidadãos. A gente reafirma que a formação cidadã tem que preceder a capacitação para o mundo do trabalho, e é isso que a gente faz. Esperamos que tenhamos feito a contento de vocês e das famílias de vocês”.

Participaram da organização do evento: o coordenador de Tecnologia da Informação, João Medina Neto e a jornalista Alessandra Nevado.

Saiba mais:

Em 26 de fevereiro de 2021, foi publicada a Instrução Normativa PROEN nº 01, que dispõe sobre a realização da Colação de Grau, por meio de webconferência, em caráter excepcional, no âmbito do IFRS, e dá outras providências