Campus Viamão promove programação especial em alusão ao Dia da Mulher

O Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) irá promover, no dia 9 de março, uma programação especial em comemoração ao Dia da Mulher, com diversas atividades: painéis, relatos, oficinas e performances artísticas.

As atividades ocorrerão pela manhã, tarde e noite no Campus Viamão.

Acompanhe a programação:

MANHÃ – das 8h às 12h10

Abertura com as estudantes do EMI e Centro Estudantil Unificado (CEU) IFRS-Viamão

Grupos de Trabalho (GT’s):

• Protagonismo das mulheres no Movimento Estudantil;
  • Gravidez na Adolescência;
  • Feminismos.

Intervalo (10h – 10h20)

Esquete teatral – “Retalhos de Mulheres” (Gabriele Mota – aluna do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente)

Grupos de Trabalho (GT’s):

• Protagonismo das mulheres no Movimento Estudantil;
  • Gravidez na Adolescência;
  • Feminismos.

Resoluções

Entreturno – (12h20-13h20) – Oficina de Cartazes (alunas EMI)

TARDE – das 13h30 às 17h40

Abertura com as estudantes do EMI e CEU IFRS-Viamão.

Rodas de conversa (1º ano)

• Gênero e Sexualidade;
  • Protagonismo das Mulheres no Movimento Estudantil.

Palestra (3º ano)

• Feminismo e Movimentos Sociais Iliete Aparecida Citadin (Fórum de Mulheres Feministas de Viamão)
  • Violência contra mulher: Misoginia e Feminicídio Convidada: Eduarda Peres (Gestora da Coordenadoria Municipal de Viamão)

Esquete teatral – “Retalhos de Mulheres” (Gabriele Mota)

Intervalo (15h – 15h20)

CineDebate

• Documentário: “Lute como uma Menina” (Dir. Flávio Colombini e Beatriz Alonso, 2015).

Entreturno – (18h20-18h50)

Esquete teatral – “Retalhos de Mulheres” (Gabriele Mota)

NOITE – das 19h às 22h

Mesa Redonda (1) – Direitos da Mulher e Empoderamento feminino

• Painelistas: Karla dos Santos Guterres Alves (IFRS) e Liliane Linhares (Ciclo Reverso).
  • Debatedoras: Jénifer Moretto (Gestão Ambiental) e Susana Juliano Oliveira (Processos Gerenciais).

Intervalo (20h20 – 20h40)

Mesa Redonda (2) – Violência contra mulher: Misoginia e Feminicídio

• Painelistas: Bruna Rodrigues UNEGRO (União de Negras e Negros Pela Igualdade) e UBM (União Brasileira de Mulheres); Marcia Soares (THEMIS).
  • Debatedoras: Stefane Salazar (Processos Gerenciais) e Lidia Camargo (Processos Gerenciais).

Exposições durante o evento

• Exposição – Cartazes (alunas EMI)
  • Exposição – A magia e a força da mulher (Iliria Inês Aquino Gomes – Artista Plástica)