Campus Viamão promove atividades alusivas ao mês da Consciência Negra

Estudantes, professores e técnicos-administrativos do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) participaram, no dia 20 de novembro, de atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra.
No início da tarde ocorreu uma oficina de Samba, coordenada pela aluna do curso Técnico Integrado em Administração, Karyne Mative. Logo após, os integrantes do movimento negro Alicerce de Porto Alegre, Karen Santos e Douglas Lopes, realizaram uma roda de conversa. E por último, as alunas do curso Técnico Integrado em Administração, Gabriela Gomes e Helena Oliveira ministraram a palestra “Desconstruindo estereótipos sobre as Religiões de Matriz Africana”.
Durante a noite, os alunos do curso Técnico subsequente em Meio Ambiente, Lucas Freitas e Stéfany Leitte ministraram a palestra “Religiões de matriz africana: mitologia e sincretismo”, com a mediação da estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Cintia Nascimento.
Esteve presente a representante da Assessoria de Relações Étnico-raciais do IFRS e professora do Campus Alvorada (IFRS), Caroline de Castro Pires.
Confira a programação do mês da Consciência Negra, organizada pelo Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf):
  • 14/11 – CineDiversidade e Ciclos de cinema “Pantera Negra“, às 10h, em frente à Biblioteca;
  • 19 a 23/11 – Exposição audiovisual permanente “Novembro Negro”, no 2º e 3º andar;
  • 20/11 (TARDE) – Oficina de samba, roda de conversa e palestra “Desconstruindo estereótipos sobre as Religiões de Matriz Africana”
  • 20/11 (NOITE) – Palestra “Religiões de matriz africana: mitologia e sincretismo”
  • 28/11 – Sarau Cultural, às 17h40, em frente à Biblioteca.