Campus Viamão irá retomar o calendário acadêmico através da oferta de ensino remoto

O Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) irá retomar, no dia 19 de abril de 2021, o calendário acadêmico através da oferta de ensino remoto. A decisão foi deliberada na reunião do Conselho do Campus Viamão (Resolução Nº1/2021), que ocorreu no dia 9 de março, considerando as diretrizes da Resolução Nº15/2021 do Conselho Superior do IFRS e após debates com a comunidade acadêmica.

O calendário acadêmico será retomado integralmente no formato de ensino remoto, considerando que as condições sanitárias locais de todos os municípios brasileiros trazem riscos à segurança das atividades letivas presenciais. O ensino voltará a ser presencial após a totalidade dos servidores ter acesso à imunização individual por meio da vacinação pública contra o Coronavírus, ocasião em que o Conselho do Campus tornará a reunir-se para estipular os procedimentos pertinentes.

O período entre os dias 19 e 20 de abril será destinado para reunião de ensino e planejamento. O período entre 22 e 23 de abril será destinado para as reuniões de colegiados e reunião com pais e estudantes para ambientação e acolhimento.

Para os cursos Técnicos Subsequentes e Superiores (de organização curricular semestral), o Calendário Acadêmico correspondente a 2020/1 contará com 20 semanas letivas iniciando em 26 de abril de 2021, com conclusão em 31 de agosto de 2021. O Calendário Acadêmico correspondente a 2020/2 conterá 20 semanas letivas, com início em 22 de setembro de 2021 e final em 28 de janeiro de 2022, ambos os períodos, excluídos o tempo reservado para os exames.

Para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, o Calendário Acadêmico correspondente a 2020 contará com 20 semanas letivas iniciando em 26 de abril de 2021 com término em 31 de agosto de 2021, integralizando o total de carga horária correspondente a cada ano do integrado. O Calendário Acadêmico correspondente a 2021 conterá 20 semanas, com início em 22 de setembro de 2021 e término em 28 de janeiro de 2022, integralizando o total de carga horária correspondente a cada ano do integrado, ambos os períodos com suplementação de carga horária no turno inverso.

Confira:

>> Calendário Acadêmico do Campus Viamão

>> Resolução Nº1, de 9 de março de 2021

O que significa a retomada do calendário acadêmico?

A retomada do calendário acadêmico não significa o retorno de aulas presenciais, essas seguem sem previsão de retorno. Com a retomada do calendário acadêmico, serão ofertadas aulas por ensino remoto para os estudantes de cursos técnicos e superiores. O formato é semelhante ao das APNPs, mas será retomado o registro de frequência e as avaliações nos sistemas acadêmicos utilizados no IFRS.

O que vai mudar com o ensino remoto, em relação às APNPs?

As APNPs eram opcionais aos estudantes do IFRS. Com as aulas de ensino remoto, a partir da retomada do calendário acadêmico, todos os estudantes matriculados devem acompanhar as disciplinas. Caso não consigam, poderão entrar em contato com a coordenação do seu curso ou direção de Ensino, que buscarão alternativas técnicas e pedagógicas para as dificuldades enfrentadas. Os alunos podem ainda solicitar o trancamento da matrícula, se assim desejarem.

Quando as aulas presenciais voltarão?

Com as incertezas do atual cenário de pandemia, não é possível responder com exatidão essa questão. O IFRS vem acompanhando os boletins epidemiológicos e as orientações das autoridades de saúde para a tomada de decisões, via Conselho Superior, tendo como premissa a preservação da saúde de sua comunidade. Enquanto a pandemia representar risco a professores, técnicos administrativos, estudantes e seus familiares, as atividades seguirão sendo ofertadas remotamente.