Início do conteúdo

Campus Viamão em parceria com cooperativa desenvolve projeto de boas práticas para catadores e recicladores


Tem sido um desafio para catadores e recicladores manter as atividades de coleta seletiva com a pandemia da COVID-19. Os riscos de contrair o coronavírus para eles são ainda maiores, pois os resíduos coletados podem estar contaminados.

Nesse sentido, com o intuito de propor ações de enfrentamento à doença que visem resguardar a saúde desses trabalhadores, servidores do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) em parceria com a Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (COOVIR), vêm desenvolvendo um projeto que tem como objetivo elaborar um material gráfico com orientações de boas práticas para trabalhadores de cooperativas de materiais recicláveis diante da pandemia de COVID-19. Nesse contexto, e no âmbito da abordagem da Produção mais Limpa (P+L), boas práticas consistem em mudanças operacionais, de procedimentos e de gestão para reduzir riscos à saúde.

O projeto, aprovado no Edital IFRS nº 23/2020 de ações de extensão para enfrentamento a COVID-19, neste momento está na fase de levantamento de informações em publicações de revistas científicas e em documentos técnicos do Ministério da Saúde, da Vigilância Sanitária e de outras instâncias de saúde e de saneamento ambiental. Aliado a esse levantamento, a equipe tem dialogado com a COOVIR para adaptar boas práticas atendendo às demandas operacionais  local/regional.

Depois, as informações levantadas serão classificadas em boas práticas voltadas para: o afastamento de trabalhadores (em grupos de risco e que estão apresentando sintomas da doença),  a higiene pessoal, a proteção de trabalhadores, a proteção no ambiente de trabalho e a quarentena de resíduos recicláveis. Por fim, será elaborado material gráfico impresso e digital dessas boas práticas para trabalhadores de cooperativas de materiais recicláveis diante da pandemia de coronavírus (COVID-19).

Equipe executora do projeto no IFRS – Campus Viamão:

  • Coordenador: Robson Garcia da Silva
  • Colaboradores: Ariela Milbrath Cardoso, Beatriz Regina Pedrotti Fabião, Claudio Fioreze, Cláudio Henrique Kray, Oberti do Amaral Ruschel, Sérgio Roberto Kapron e Sílvia Regina Grando.

Parceiros COOVIR: Laura Lemoyne (Presidente da COOVIR), Fagner Antônio Jandrey – Membro da Comissão Nacional de Articulação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Carlos Rocha e Joaquim Reis.

 

Fim do conteúdo