Campanha – Uso Consciente do Celular em Sala de Aula
Introdução
Em nosso dia a dia estamos rodeados de informações sobre tudo que podemos imaginar. Basta um click em acesso a websites ou redes sociais que somos inundados de informações aleatórias, de entretenimento, da vida selvagem a chuva cósmica, do tempo a ursos pandas e pets fofinhos, de descobertas científicas à fofocas e especulações da vida das Kardashians. Tudo isso em um instante, em um click e podemos passar horas e horas “rolando para cima” uma tela de celular que o feed de posts, e informações, nunca acabam (Ou será que tem fim, hein? Risos!).
As tecnologias agregadas ao acesso da internet nos permitem, cada vez mais, acessar novas culturas, conhecimentos por meio de livros digitais, blogs, plataformas específicas para um tema, de celulares, tablets, computadores. Estamos vivendo uma nova forma de globalização, a globalização digital.
Saiba mais: 92 milhões de brasileiros acessam a Internet apenas pelo telefone celular, aponta TIC Domicílios 2022
No ambiente escolar se faz necessário estabelecer normas de uso de forma ética, nas salas de aula, visto que, as tecnologias, sobretudo o celular/smartphone são itens presentes no cotidiano. O celular usado de forma consciente para aprendizagem e ensinagem, passa a ser uma ferramenta importante no ambiente acadêmico.
O uso das tecnologias como ferramenta de sistematização de informações e contextualização das situações de aprendizagem, incentivando assim a experimentação e a explicitação de ideias e reflexões possíveis, sendo uma alternativa para metodologias ativas em sala de aula. No mesmo caminho, o estudante deve aproveitar o uso da tecnologia em sala de aula para o enriquecimento do conhecimento e compartilhamento com a turma e demais. Assim, fomentamos com esta campanha o uso do celular no Campus como ferramenta pedagógica, de pesquisa, busca de aprendizado, exercício de autonomia na investigação, sempre com a orientação de um docente para fins do componente curricular (disciplina).