Bolsistas do EcoViamão representam o campus na Mostra Científica da Rede Estadual em Viamão

No dia 18 de julho, a 28ª Coordenadoria Regional da Educação do RS promoveu a Mostra Científica das Escolas Estaduais, etapa municipal de Viamão. O evento ocorreu no Colégio Setembrina, reunindo estudantes e professores, todos  entusiasmados para apresentar seus projetos e ideias em prol da sustentabilidade e tecnologia.
O evento contou com a participação de estudantes do IFRS – Campus Viamão, Ana Carolina Silveira Martins, extensionista do projeto hortas escolares agroecológicas, e Gustavo da Rosa Spader, extensionista do projeto cozinhas sustentáveis, ambos ligados ao programa EcoViamão. Eles fizeram parte da comissão avaliadora, contribuindo com suas experiências para selecionar os projetos mais promissores.
Com o tema “Sustentabilidade e Tecnologia para Transformar,” as escolas participantes mostraram seu comprometimento com o meio ambiente e a busca por soluções inovadoras. Os projetos abordam desde a conscientização sobre práticas sustentáveis até a aplicação de tecnologia para transformar suas comunidades.
Os projetos premiados foram, no Nível Anos Iniciais, os 3 R’s da sustentabilidade, do EEEM Célia Flores; no Nível Anos Finais, o Relógio do Corpo humano autoirrigável, da EEEF Canadá; e  no Nível Médio, Cisterna, do EEEM Gov. Walter Jobim, ressalta-se a iniciativa dos estudantes que buscam captar e armazenar a água da chuva, tornando as hortas (que fazem parte do programa EcoViamão – colégio Walter Jobim), autossustentáveis e reduzindo o consumo de recursos naturais.
A tradicional Escola Estadual Setembrina, em parceria com a 28ª Coordenadoria Regional da Educação, demonstrou mais uma vez seu compromisso com o desenvolvimento educacional e com a formação de cidadãos conscientes e engajados em questões sociais e ambientais.
Com o sucesso da Mostra Científica deste ano, espera-se que novas edições sejam realizadas, incentivando ainda mais alunos e escolas a participarem desse importante evento que visa o futuro sustentável da sociedade.

Na Mostra do IFRS – Campus Viamão, em outubro, haverá convite para a participação das escolas estaduais, aumentando a integração das duas redes de educação.