Bibliotecas do IFRS disponibilizam acervos físicos e digitais a estudantes e servidores

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) possui bibliotecas físicas em seus 17 campi ao dispor da comunidade acadêmica. O acervo das bibliotecas é composto por livros físicos e digitais, periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), trabalhos de conclusão de curso, dentre outros.

Os exemplares estão disponíveis para empréstimo domiciliar à comunidade acadêmica, com regras que variam conforme a unidade. Há espaços para estudo, pesquisa e também computadores para utilização.

Através do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas é possível consultar o catálogo físico e virtual das bibliotecas, assim como fazer renovações, reservas, acompanhar o histórico de empréstimos e as datas de devolução.

Bibliotecas digitais

O IFRS conta com a Biblioteca Virtual e a Minha Biblioteca, sistemas de bibliotecas digitais que possibilitam à comunidade acadêmica acessar um vasto acervo de qualquer lugar, bastando para isso, ter conexão com a internet. Tanto a Biblioteca Virtual quanto a Minha Biblioteca podem ser utilizadas pelo sistema de gerenciamento de bibliotecas, o Pergamum.

Há também o sistema de gestão de normas e documentos regulatórios, Target GEDWeb, o qual permite verificar as normas da ABNT, NBR, dentre outras, disponíveis tanto para visualização quanto para impressão.

Para saber mais, procure a biblioteca do seu campus ou entre em contato.