Aula inaugural do projeto Formação de Lideranças para Gestão de Hortas Comunitárias

O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) iniciou o projeto Formação de Lideranças para Gestão de Hortas Comunitárias, com aula inaugural em 21/08. O projeto visa atender mulheres moradoras de bairros periféricos dos municípios de Porto Alegre, Alvorada e Viamão em situação de vulnerabilidade social, educacional e econômica.

O lançamento da aula inaugural do projeto teve a participação das 40 alunas do curso, da equipe do projeto, com a profa. Milena Silvester Quadros, Susana Oliveira, Raquel Fronteira, Zadilene Zaro, Simone Borges e Lenara Mingues e representantes, como o prof. Cláudio Fioreze (coordenador da extensão), Alba Cristina Couto dos Santos Salatino (diretora de ensino), Carlos Robério Garay Correa (coordenador de DI) e Alexsander Lemos Ferreira (diretor subs. do Campus Viamão).

Confira as fotos da aula inaugural AQUI

A proposta visa promover a formação em gestão coletiva de horta comunitária para geração de renda e segurança alimentar articulada com o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social e estimular a inclusão educacional, produtiva e cidadã de mulheres.

O projeto pretende capacitar e formar mulheres para atuar na gestão de hortas comunitárias que atuam para a promoção da segurança alimentar e nutricional das famílias e integrar a formação básica escolar com um itinerário formativo de geração de renda e de fortalecimento da cidadania.