Atividades administrativas suspensas no IFRS: novas orientações

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) ampliou as atividades administrativas presenciais suspensas até 18 de abril de 2020. Serão mantidas apenas, para preservação do patrimônio público e atendimento mínimo à comunidade, os serviços de vigilância/portaria em todas as unidades e de cuidados aos animais e agroindústrias nos campi que possuem.

E para essas atividades consideradas essenciais, serão adotadas medidas de prevenção, cautela e redução da transmissibilidade, como o revezamento em turnos alternados, a melhoria da distribuição física da força de trabalho presencial e a flexibilização de horários para evitar deslocamento em horários de pico. Mesmo assim, os trabalhadores que atuam nesses serviços, mas se enquadram em grupo considerado de risco ou possuem filhos em idade escolar ou inferior e que necessitem da assistência de um dos pais, não precisam cumprir jornada presencial.

As novas orientações estão publicadas na Portaria nº 288, de 19 de março de 2020. As aulas seguem suspensas em igual período, até 18 de abril. Os servidores não envolvidos nas atividades citadas acima poderão executar suas tarefas remotamente, conforme combinação com as chefias imediatas.

As medidas têm o objetivo de resguardar a comunidade acadêmica e preservar a saúde da comunidade como um todo, diante da expansão no número de casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no Estado e no país. As orientações foram discutidas nesta quinta-feira, 19 de março de 2020, em reunião web do Colégio de Dirigentes do IFRS, composto pelo reitor, Júlio Xandro Heck, pró-reitores e diretores-gerais dos 17 campi.

O reitor explica que as ações devem-se ao agravamento do cenário. “Entendemos que é necessário expandir as medidas de proteção aos nossos servidores e terceirizados. Por conta disso, limitaremos ao máximo as atividades presenciais nos nossos campi e reitoria, permanecendo apenas aquelas atividades absolutamente imprescindíveis de serem feitas presencialmente. As demais, devem ser feitas de forma remota!”, resume.

Fique atento

O IFRS sugere que estudantes, pais e servidores sigam as orientações de evitar sair de casa, o chamado isolamento social, para preservação da saúde de todos.

Para orientar a comunidade acadêmica durante esse período, serão divulgados constantemente nos canais de comunicação oficiais da instituição orientações e dicas.

>> O IFRS constituiu comitês para acompanhamento e prevenção ao Covid-19 na Reitoria e em todos os seus campi. Contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected]

>> Os materiais referentes à atuação do IFRS durante o período de emergência em saúde pública pelo novo coronavírus estão publicados em uma página específica no site do IFRS: https://ifrs.edu.br/coronavirus.

Mais

– Aproveite seu tempo durante o período de aulas suspensas – publicado em 19/03/2020

– Orientações para a comunidade acadêmica do IFRS–  publicado em 18/03/2020

– Vamos falar sobre proteção e cuidados com o novo coronavírus?– publicado em 12/03/20