Alunos e professora do Campus Viamão recebem destaque de excelência na apresentação de artigos em congresso no Canadá

Alunos e professora do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) receberam destaque de excelência na apresentação de dois artigos no congresso “Academics World 569th International Conference on Science, Social Science and Economics”, que ocorreu nos dias 29 e 30 de março, em Montreal, no Canadá. Foram apresentados trabalhos oriundos de dois projetos de pesquisa: “Comportamento do Consumidor de Espumantes no Brasil”, que tem bolsa de pesquisa do IFRS e parceria com os campi Alvorada e Porto Alegre; e “A percepção dos consumidores diante das ações de marketing no Instagram Stories”, com bolsa Fapergs. Obtiveram a distinção, os estudantes do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Rafaela Moraes Cardoso e Pablo de Almeida Coutinho, e a coordenadora dos projetos e do curso, professora Priscila Silva Esteves.

Rafaela (21) contou sobre a experiência de representar a instituição no congresso. “Eu saí de uma escola pública onde faltava pelo menos um professor de cada área do conhecimento e sou a primeira da família a entrar em uma faculdade. A diferença do IFRS na minha vida é gigantesca. Ter a oportunidade de participar de um evento internacional, aceitar o desafio de apresentar meu trabalho em outra língua, defender a ideia da relevância dele, conhecer outra cultura, ter acesso a outras áreas de conhecimento foi uma experiência incrível.”

Pablo (22) falou sobre o aprendizado. “A apresentação do trabalho foi um desafio incrível e honroso. Amei passar pela experiência. O pessoal também gostou de saber dos espumantes e como o consumidor brasileiro se comporta. Aprendi muito sobre outros trabalhos, sobre a cidade e sobre o Canadá. De fato, eu recomendo que cada estudante passe por uma experiência assim, se possível”.