Alunos do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente participam de trilha ecológica

Estudantes do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) participaram, no dia 28 de agosto, de uma atividade nos componentes Gerenciamento de Recursos Hídricos e Geoprocessamento: uma trilha ecológica em uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada no IFRS – Campus Viamão, acompanhados pelos docentes Sílvia Grando e Robson Garcia.

Segundo Sílvia, durante a trilha foi realizada a coleta da água do córrego, o estudo do “ambiente” das 7 estações (pontos) e foram definidas as coordenadas geográficas dos pontos. Após, os alunos fizeram a análise da água no laboratório de Ciências Ambientais e o mapeamento do local, utilizando software específico, no laboratório de informática do campus.

“A atividade contribuiu no processo de ensino e de aprendizagem dos componentes curriculares da área ambiental, além de incentivar a prática de exercício físico e fortalecer a integração entre os alunos”, afirmou a professora.

O percurso e as estações foram definidas anteriormente, no projeto de ensino “Trilha no campus”, coordenado por Garcia e com a colaboração dos bolsistas e alunos do segundo ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, Annia dos Anjos e Gustavo Ribeiro e da bolsista voluntária do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, Rebeca Roxo.