Alunos do Campus Viamão recebem Destaque Ensino Médio com trabalho do projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na 11ª MoExP do Campus Osório

Os estudantes do curso Técnico Integrado em Administração do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS), Bruna Eduarda Beal Conceição e Thiago Nietto receberam, no dia 6 de outubro, o reconhecimento de Destaque Ensino Médio, com apresentação de trabalho do projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), na 11ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP), do IFRS – Campus Osório, na categoria Extensão – Saúde, Trabalho e Educação.

O NAF, coordenado pela professora Valeska Rodriguez Lucas de Freitas, é um projeto desenvolvido em parceria com a Receita Federal do Brasil, no qual os alunos dos cursos Técnico em Administração e de Tecnologia em Processos Gerenciais, matriculados no IFRS – Campus Viamão, fornecem suporte contábil e fiscal a pessoas físicas de baixa renda, principalmente, auxiliando na elaboração da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Para Nietto, fazer parte do NAF agrega tanto para a vida acadêmica quanto para a vida pessoal. “O NAF ganhou um espaço em  nosso cotidiano, transformando a visão que tínhamos sobre cidadania contábil e fiscal. Conhecer casos reais e ajudar de fato quem precisa, proporcionaram experiências imensuráveis”.

De acordo com Bruna, ser bolsista do projeto é gratificante. “Os aprendizados que ele nos proporciona geram uma bagagem muito ampla de conhecimentos. Agradecemos a nossa orientadora, Valeska, que sempre nos ajuda e auxilia com muito empenho e dedicação, fazendo com que a experiência de vivenciar o projeto seja enriquecedora”.

A 11ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) do IFRS – Campus Osório  é uma atividade de cunho científico-tecnológico-cultural, a qual promove a interlocução entre alunos de Ensino Fundamental Anos Finais, de Ensino Médio, de Ensino Superior e Pós-Graduação, a partir da exposição de trabalhos desenvolvidos no ambiente educacional. O objetivo é contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das Instituições públicas e privadas de Ensino e de Pesquisa, mediando interlocuções entre diferentes práticas, de áreas do conhecimento.