Alunas do Instituto Federal apresentarão trabalho Diálogos e Ações Afirmativas em congresso

As alunas do curso Técnico Integrado em Administração do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS), Gabriela Gomes Mullet e Helena Francisco de Oliveira Lima irão participar, de 16 a 19 de julho, do IV Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul – IV COPENE SUL, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na cidade de Jaguarão no Rio Grande do Sul. Durante o evento as estudantes terão a oportunidade de apresentar o trabalho Diálogos e Ações Afirmativas – 20 de Novembro de 2018, produzido no campus através do projeto Diálogos Afirmativos e Diversidade, durante a Semana da Consciência Negra promovida pelo Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) no ano passado.

Gabriela falou sobre a satisfação e necessidade de se abordar o tema. “Helena e eu, duas jovens negras e alunas do IFRS – Campus Viamão, estamos muito felizes em termos a oportunidade de apresentar nosso trabalho. Tivemos a honra de trazer mulheres negras para palestras em 2018 e abordar assuntos como a negritude, a nossa cultura, nossa religiosidade, o racismo e a sua estrutura enraizada e injusta. Enfatizamos o quanto é importante falarmos constantemente sobre os negros, sobre a falta de representatividade negra e tentarmos desconstruir esteriótipos”.

Helena reforçou e importância em participar da atividade.”É gratificante. Aos poucos vamos chegando longe, com muito esforço. Trazemos pautas importantes que devem ser abordadas e ter a visibilidade necessária. Essa experiência irá servir como um impulso, um estímulo para darmos continuidade a toda nossa luta.”

Sobre o IV Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul – IV COPENE SUL

O Congresso tem como objetivo promover a divulgação da produção científica, tecnológica e cultural promovendo a reflexão sobre ancestralidades, conquistas e resistências num contexto em que cada vez mais recrudescem o racismo e intolerâncias de todas as ordens, impulsionando a luta antirracista e a produção de conhecimentos, a inovação científica e social, a crítica epistemológica ao pensamento único e a troca entre pesquisadores e estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores/as das mais diversas instituições acadêmicas, movimentos sociais do Brasil e convidados estrangeiros.

Sobre o projeto Diálogos Afirmativos e Diversidade

O projeto Diálogos Afirmativos e Diversidade se constitui em um espaço reflexivo e de formação, que busca desenvolver práticas extensionistas com o objetivo de combater discriminações étnicas, raciais, religiosas ou de gênero, aumentando a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, e no reconhecimento cultural.

Participam da foto: o coordenador do NAAf , Carlos Robério Garay Correa, e as alunas Gabriela Gomes Mullet e Helena Francisco de Oliveira Lima.