Ações integradas do Novembro Negro têm início na terça-feira, dia 3

Os Núcleos de Ações Afirmativas (NAAfs) e Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) dos campi Alvorada, Porto Alegre, Restinga e Viamão do Instituto Federal (IFRS) irão promover atividades relativas ao Dia da Consciência Negra. Ao longo do mês, será realizado o Novembro Negro, com o tema: Alguém consegue respirar? Racismo Estrutural, um problema de todos.

A programação ocorrerá no formato on-line, com início no dia 3 de novembro, às 19h.

Confira a agenda da 1ª semana (de 3 a 7/11):

• 03/11/2020 – das 19h às 20h – Eles combinaram de nos matar, mas nós combinamos de não morrer (C. Evaristo), com Giselle Maria de Araújo, Caroline de Castro Pires, Marisa Laureano e Karin Santiago (mediadora). Transmissão: Perfil do Facebook do Grêmio Estudantil Dandaras – www.facebook.com/gremiodandaras.
  • 04/11/2020 – das 19h às 20h – Slam da Santa, com Thais Silva. Transmissão: meet.google.com/osq-pjqq-ciz.
  • 05/11/2020 – das 19h às 20h – Projeto do Memorial da Associação Satélite Prontidão: o IFRS e o associativismo negro, com a professora Karla dos Santos Guterres Alves, os bolsistas Pedro Ferreira Mathias e Dilmair Monte dos Santos e o coordenador de Desenvolvimento Institucional, Carlos Robério Garay Correa (mediador). Transmissão: bit.ly/ASP_novembronegro.
  • 06/11/2020 – das 19h às 20h – Representatividade Negra na Política, com Dr. Airton Fernandes de Araújo. Transmissão: Canal Youtube do Neabi POA.
  • 07/11/2020 – das 19h às 20h – Hip Hop como política pública, com Rafa Rafuagi. Transmissão: bit.ly/HipHopPP.

Confira a agenda da 2ª semana (de 9 a 13/11):

• 09/11/2020 – das 19h às 20h – Matheu Corrêa em Questão ‘Negro’ (Live musical de rock/MPB), com Matheu Corrêa. Transmissão: Canal YouTube Naaf Viamão – bit.ly/NAAFViamão.
  • 10/11/2020 – das 19h às 20h – “O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome.” (C.J.) – impactos sociais da pandemia para o Povo Negro, com Elisângela Silveira (assistente social e professora), Simone de Jesus Abreu (assistente social), Daiana Santos (sanitarista) e Elisia Rodrigues (mediadora). Transmissão: Perfil do Facebook do Grêmio Estudantil Dandaras – www.facebook.com/gremiodandaras.
  • 11/11/2020 – das 19h30 às 20h30 – Música(s) de Matriz Africana no Rio Grande do Sul, com Walter Mello Ferreira (Pingo Borel). Transmissão: Canal Youtube do Neabi POA.
  • 12/11/2020 – das 19h às 20h – A constituição psíquica do sujeito negro, com Alissom Ferreira Batista (psicólogo e fotógrafo). Transmissão: Canal YouTube Naaf Viamão – bit.ly/NAAFViamão.
  • 13/11/2020 – 20h – Abram os caminhos para o Sarau do Sol e da Lua, com Thaís Lemos, Karin Santiago, Giselle Maria de Araujo e Mariana Ribeiro (mediação). Transmissão: Perfil do Facebook do Grêmio Estudantil Dandaras – www.facebook.com/gremiodandaras.

Confira a agenda da 3ª semana (de 16 a 20/11):

• 16/11 – 19h –  As veias que pulsam o Hip-hop são negras, com Madyer Fraga
    Transmissão pelo canal do YouTube do Naaf do Campus Viamão
  • 17/11 – 18h30 – Pérolas Negras da Educação, com Helena Meireles (professora da Rede Municipal de Porto Alegre), Luiz Pedro Fraga (professor da Rede Estadual de Porto Alegre)
    Atividade em parceria com o Nepgs do Campus Restinga. Transmissão pelo perfil do Facebook @neabirestinga
  • 18/11 – 19h – Projeto Autoral Afrobeat: aquilombamento e cidadania, com Estevão da Fontoura Haeser (IFRS Campus Osório). Transmissão pelo canal do YouTub do Naaf do Campus Viamão
  • 20/11 – 18h30 – Cards com trechos de obras de autores negros
    Neabi IFRS – Campus Restinga. Transmissão pelo perfil do Facebook @neabirestinga

Confira a agenda da 4ª semana (de 23 a 27/11):

• 23/11/2020 – 19h – A invisibilidade dos negros na mídia e alternativas possíveis, com Vera Daisy Barcellos Costa – Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e Karla dos Santos Guterres Alves (mediadora). Transmissão pelo canal do YouTube do Naaf do Campus Viamão.
  • 24/11/2020 – 19h – “Atotô Ajuberô” Povos Tradicionais de Matriz Africana e os reflexos da pandemia, com Babá Phil de Xangô Aganjú Ibeji e Caroline de Castro Pires (mediação). Transmissão: Perfil do Facebook do Grêmio Estudantil Dandaras – www.facebook.com/gremiodandaras.
  • 25/11/2020 – 19h – Oliveira Silveira e os 50 anos do 20 de novembro, com Sátira Machado (jornalista e professora na Unipampa), Estevão da Fontoura Haeser (IFRS – Campus Osório) e Karla dos Santos Guterres Alves (mediadora). Transmissão pelo canal do YouTube do Naaf do Campus Viamão.
  • 26/11/2020 – 19h – Escritora Negra Contemporânea, alegrias e desafios, com Lilian Rocha (poetisa) e Karla dos Santos Guterres Alves (mediação). Transmissão pelo canal do YouTube do Naaf do Campus Viamão.
  • 27/11/2020 – 18h – Desigualdade Racial em Tempos de Covid-19, com o professor Dr. Marcus Vinicius de Freitas Rosa (Programa de pós-graduação em História da UFRGS) e Gabriel Berute (mediação). Transmissão pelo canal do YouTube do Naaf do Campus Viamão.

Confira a agenda da 5ª semana (de 30/11 a 2/12):

• 30/11/2020 – 19h – Pensando pelo avesso: a preservação da subjetividade no enfrentamento ao racismoConvidado: escritor e patrono da Feira do Livro 2020, Jeferson Tenório. Mediadora: professora do IFRS – Campus Viamão, Karla dos Santos Guterres Alves. Transmissão: Canal YouTube Naaf Viamão (bit.ly/NAAFViamão).
  • 1º/12/2020 – 19h – O samba. Convidados: Sérgio Rosa (ator, escritos, poeta e colunista negro da Abayomi) e Leonardo Rosa (professor de fotografia, jornalista, fotógrafo e mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale de Novo Hamburgo). Transmissão: bit.ly/sambanovembronegro
  • 2/12/2020 – 19h – Oficina de Slam. Convidados: Mariana Marmontel e Felipe Deds (Coletivo Poetas Vivos), Transmissão: Facebook @neabirestinga.