Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) é um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa.
São competências do NEABI:
- Promover encontros de reflexão e capacitação de servidores para o conhecimento e valorização da história dos povos africanos, da cultura afro-brasileira e da cultura indígena, na constituição histórica e cultural do país;
- Promover a realização de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, relacionadas a temática;
- Propor ações que levem a conhecer o perfil da comunidade interna e externa dos campi nos aspectos étnico-raciais;
- Auxiliar na implementação das leis que estabelecem a cultura afro-brasileira e indígena como pontos de estudo e atividades no currículo escolar;
- Buscar a implementação de projetos de valorização e reconhecimento dos sujeitos negros e indígenas no contexto dos campi;
- Possibilitar o desenvolvimento de conteúdos curriculares, extracurriculares e pesquisas com abordagem multi e interdisciplinares sobre a temática de forma contínua;
- Colaborar em ações que levem ao aumento do acervo bibliográfico relacionado a educação plurimétrica nos campi;
- Organizar espaços de conhecimento, reconhecimento e interação com grupos étnico-raciais;
- Revisar documentos dos campi, sempre buscando a inserção e atualização dos mesmos no que compete as questões étnico-raciais;
- Propor e participar de eventos de outras instituições, como também de movimentos sociais que envolvam questões relacionadas a cultura afro-brasileira e indígena.
Identidade visual dos NEABIs do IFRS para download em formato ZIP
Composição (Portaria 214/2024)
- Camila Ramalho Modena, matrícula no 2339594, Técnico-administrativa em Educação;
- Diego Moreira da Rosa, matrícula no 1997476, Docente EBTT, como coordenador do Núcleo;
- Gilberto Ferreira da Silva, matrícula no 3406641, Docente substituto;
- Jovani Zalamena, matrícula no 2933966, Docente EBTT;
- Potira Viegas Preiss, matrícula no 2475171, Docente visitante;
- Thaís Teixeira da Silva, matrícula no 1647588, Técnico-administrativa em Educação;
- Carlos Henrique Heller da Silva, matrícula no 10040412, Discente;
- Fernanda Luísa Silva Dos Santos, matrícula no 10170195, Discente;
- George Hanry Rodrigues Pinto, matrícula no 10040356, Discente;
- Karina Gonçalves de Souza, matrícula no 10100258, Discente;
- Kimberly Da Silva de Moura, matrícula no 10150206,Discente;
- Lilian de Lima Almerindo, matrícula no 10150170, Discente;
- Luci Helena Oliveira de Almeida, matrícula no 2023325584, Discente;
- Rosmaria Antonia Da Silva, matrícula no 10170078, Discente;
- Simone de Oliveira Severo, matrícula no 10150174, Discente;
- Telma Almeida da Silva, matrícula no 2023325833, Discente;
- Vanessa Lopes Pereira, matrícula no 10150176, Discente;
- Willer Silveira Chaves, matrícula no 2022012511, Discente e
- Ysadora Gross Vaz, matrícula no 10040403, Discente.
E-mail: [email protected]
Documentos
- Resolução Consup nº 021/2014 – Aprova o Regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e indígenas (NEABIs) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
- Documentos Relacionados às Ações Afirmativas Étnico-raciais
- Documentos relacionados à Verificação Étnico-racial em Processos Seletivos Discentes e Concursos
- Comissão de Heteroidentificação do Campus Restinga