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Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas


O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) é um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa.

São competências do NEABI:

  • Promover encontros de reflexão e capacitação de servidores para o conhecimento e valorização da história dos povos africanos, da cultura afro-brasileira e da cultura indígena, na constituição histórica e cultural do país;
  • Promover a realização de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, relacionadas a temática;
  • Propor ações que levem a conhecer o perfil da comunidade interna e externa dos campi nos aspectos étnico-raciais;
  • Auxiliar na implementação das leis que estabelecem a cultura afro-brasileira e indígena como pontos de estudo e atividades no currículo escolar;
  • Buscar a implementação de projetos de valorização e reconhecimento dos sujeitos negros e indígenas no contexto dos campi;
  • Possibilitar o desenvolvimento de conteúdos curriculares, extracurriculares e pesquisas com abordagem multi e interdisciplinares sobre a temática de forma contínua;
  • Colaborar em ações que levem ao aumento do acervo bibliográfico relacionado a educação plurimétrica nos campi;
  • Organizar espaços de conhecimento, reconhecimento e interação com grupos étnico-raciais;
  • Revisar documentos dos campi, sempre buscando a inserção e atualização dos mesmos no que compete as questões étnico-raciais;
  • Propor e participar de eventos de outras instituições, como também de movimentos sociais que envolvam questões relacionadas a cultura afro-brasileira e indígena.

Identidade visual dos NEABIs do IFRS para download em formato ZIP

Composição (Portaria 246/2025)

  • Camila Ramalho Modena, Técnico-administrativa em Educação;
  • Charlies Uilian de Campos Silva, Docente EBTT;
  • Diego Moreira da Rosa, Docente EBTT, como coordenador do Núcleo;
  • José Bruno da Silva Santos, Professor Substituto;
  • Jovani Zalamena, Docente EBTT;
  • Maria Cristina de Siqueira Campus, Técnico-administrativa em Educação;
  • Potira Viegas Preiss, Docente visitante;
  • Thaís Teixeira da Silva, Técnico-administrativa em Educação;
  • Carlos Henrique Heller da Silva, matrícula nº 10040412, Discente;
  • Dyovanna Heberle da Silva, matrícula nº 10040418, Discente;
  • Fabiano Moreira Correa, matrícula nº 10100300, Discente;
  • Fernanda Luísa Silva Dos Santos, matrícula nº 10170195, Discente;
  • George Hanry Rodrigues Pinto, matrícula nº 10040356, Discente;
  • Karina Gonçalves de Souza, matrícula nº 10100258, Discente;
  • Karine Sassi Maciel, matrícula  nº 10150248, Discente;
  • Karine Silva dos Santos, matrícula  nº 10150217, Discente;
  • Kimberly Da Silva de Moura, matrícula nº 10150206, Discente;
  • Lilian de Lima Almerindo, matrícula nº 10150170, Discente;
  • Luci Helena Oliveira de Almeida, matrícula nº 2023325584, Discente;
  • Luther King Santos Corrêa, matrícula nº 10040370, Discente;
  • Munike Nicole Pereira Lima, matrícula nº 10160281, Discente;
  • Rosmaria Antonia Da Silva, matrícula nº 10170078, Discente;
  • Simone de Oliveira Severo, matrícula nº 10150174, Discente;
  • Telma Almeida da Silva, matrícula nº 2023325833, Discente;
  • Vanessa Lopes Pereira, matrícula nº 10150176, Discente;
  • Willer Silveira Chaves, matrícula nº 2024018990, Discente;
  • Ysadora Gross Vaz, matrícula nº 10040403, Discente;
  • Aline de Abreu Andreoli, Comunidade Externa;
  • Cilas Daniel da Silva Machado, Comunidade Externa;
  • Eunice da Silva Mariano, Comunidade Externa;
  • Josué Goulart dos Santos, Comunidade Externa;
  • Lázaro de Oliveira Evangelista, Comunidade Externa; e
  • Paulo Eduardo Nunes Bastos, Comunidade Externa.

E-mail: neabi@restinga.ifrs.edu.br

Documentos

Última atualização em 08/10/2025

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