Habitats de Inovação e Empreendedorismo

EventLab

Coordenação: Cintia Mussi Alvim Stocchero

O objetivo principal do projeto é implantar um Laboratório de Eventos – EventLab – no Campus Restinga voltado a soluções inovadoras, um espaço para que iniciativa privada, associações e organizações, estudantes e servidores atuem em conjunto para expandir e atualizar o setor de eventos no estado, gerando oportunidades aos estudantes e à comunidade para implantação de projetos empreendedores e tecnológicos voltados ao setor. A implantação do EventLab está em sintonia com uma série de ações já desenvolvidas visando o empreendedorismo e a inovação em nosso campus, como a Incubadora Social Tecnológica, o programa de extensão Despertar, voltado ao fomento ao empreendedorismo e o projeto InovaLab@Restinga, da área de eletrônica, recentemente implementado. Cabe ressaltar que o CST em Gestão Desportiva e de Lazer é um curso que tradicionalmente participa da organização de uma série de eventos no Campus, incluindo Jogos de Integração, Feira da Saúde, Jornadas Acadêmicas do curso, Seminário de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), Ciclo de Palestras sobre Empreendedorismo, bem como contribui com alunos voluntários na organização de vários outros eventos como Feira das Profissões e Jogos do IFRS. Essa ampla participação em todas as etapas de organização do evento pelos alunos está vinculada à própria concepção do PPC do curso, que prevê a realização de atividades teóricas e práticas, garantindo um ensino problematizado e contextualizado. Assim, acreditamos haver um grande alinhamento entre as atividades que já estão em curso em nosso campus e a proposta de criação desse Laboratório de Eventos.

Habitat de Inovação e Empreendedorismo Ciranda de Ensinagens

Coordenação: Helen Rodrigues Cardoso

O Habitat de Inovação e Empreendedorismo Ciranda de Ensinagens tem como objetivo geral estruturar e consolidar no Campus Restinga um espaço de reflexão, discussão, troca de experiências, capacitação, qualificação de docentes e pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de criar um ambiente propício ao desenvolvimento de inovações pedagógicas e aprendizagem coletiva, de intercâmbio de conhecimentos e práticas curriculares, de trabalho colaborativo e de interrelação entre os diversos agentes promotores do empreendedorismo e da inovação no processo pedagógico escolar. Para tanto, pretende reunir docentes e interessados na área das diferentes redes de ensino (públicas e privada) em encontros regulares. A partir destes, será organizada e conduzida uma pesquisa-ação para a experienciação de estratégias pedagógicas inovadoras.

InovaLab@Restinga

Coordenação: Alexsandro Cristovão Bonatto

O projeto do InovaLab@Restinga da Restinga surge no intuito de consolidar um ambiente de invenção e criação dentro do Campus, fortalecendo ações já existentes, como a Incubadora Tecnológica Social e os diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão, com a perspectiva de consolidar um Habitat de Inovação. Ao mesmo tempo que a instalação do InovaLab@Restinga dialoga com uma série de ações em curso no Campus Restinga, sob o ponto de vista da promoção do empreendedorismo e da inovação, os projetos das disciplinas nos cursos técnicos, as disciplinas que envolvem projetos nos diversos cursos superiores e o Programa Despertar, entre outras iniciativas de ensino, pesquisa e extensão – será um importante mecanismo de interação com a comunidade e com o Distrito Industrial da Restinga. O projeto prevê a instalação do ambiente InovaLab@Restinga, a realização de oficinas estilo ‘makers’ para difundir o conceito e a tecnologia da prototipagem rápida, a prestação de serviços à comunidade e a ampliação gradual da ação. Nessa perspectiva, a presente proposta propõe ações claras de aproximação de tais tecnologias do público interno e externo, tais como: o uso coletivo dos equipamentos de prototipagem rápida, cursos, seminários, palestras sobre uso desta tecnologia(s), softwares necessários, possibilidades de uso e como replicar as ferramentas/máquinas. Tudo isso irá contribuir diretamente para o desenvolvimento tecnológico dos diversos cursos do Campus e para tornar o Campus Restinga um polo de inovação e empreendedorismo.

Email para contato: inovalab@restinga.ifrs.edu.br