Início do conteúdo

Habitats de Inovação e Empreendedorismo


InovaLab@Restinga

Coordenação: Alexsandro Cristovão Bonatto

Bolsista: Camila Ladwig Pinto

O projeto do InovaLab@Restinga da Restinga surge no intuito de consolidar um ambiente de invenção e criação dentro do Campus, fortalecendo ações já existentes, como a Incubadora Tecnológica Social e os diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão, com a perspectiva de consolidar um Habitat de Inovação. Ao mesmo tempo que a instalação do InovaLab@Restinga dialoga com uma série de ações em curso no Campus Restinga, sob o ponto de vista da promoção do empreendedorismo e da inovação, os projetos das disciplinas nos cursos técnicos, as disciplinas que envolvem projetos nos diversos cursos superiores e o Programa Despertar, entre outras iniciativas de ensino, pesquisa e extensão – será um importante mecanismo de interação com a comunidade e com o Distrito Industrial da Restinga. O projeto prevê a instalação do ambiente InovaLab@Restinga, a realização de oficinas estilo ‘makers’ para difundir o conceito e a tecnologia da prototipagem rápida, a prestação de serviços à comunidade e a ampliação gradual da ação. Nessa perspectiva, a presente proposta propõe ações claras de aproximação de tais tecnologias do público interno e externo, tais como: o uso coletivo dos equipamentos de prototipagem rápida, cursos, seminários, palestras sobre uso desta tecnologia(s), softwares necessários, possibilidades de uso e como replicar as ferramentas/máquinas. Tudo isso irá contribuir diretamente para o desenvolvimento tecnológico dos diversos cursos do Campus e para tornar o Campus Restinga um polo de inovação e empreendedorismo.

Email para contato: [email protected]

Email bolsista: [email protected]

Página do Facebook: https://pt-br.facebook.com/InovaLabCampusRestinga/

Horários: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1qQZkzxbuVCrNTzwSR7W_gaUkfTGZs1EufPbBb8quiUc/edit#gid=0

Inventário: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1iZZI6dd5izWvxUX43J4VLrs-l6bWQk9YLuH4US2ptk4/edit#gid=0

 

EcoLab Tinga

Coordenação: Tadeu Luis Tiecher

Bolsista: Evertoncris Silva de Souza

Atualmente são grandes os desafios para expansão da Agroecologia e muitas ações são necessárias para vencer as barreiras, dentre elas está a ampliação das pesquisas científicas aplicadas à agroecologia e do ensino da agroecologia, tanto para produtores, quanto para sociedade em geral, assim como o fortalecimento da comunicação e socialização do conhecimento entre os diferentes atores da sociedade. Outra ação importante é a construção de locais de referência ou propriedades modelo, de onde os princípios agroecológicos irradiam para as comunidades locais, ajudando  a construir a base de conhecimento estratégico a ser aplicada, a capacitar e qualificar as pessoas a partir de vivências teóricas e práticas em agroecologia e propiciar o desenvolvimento de novas tecnologias que possam facilitar as práticas de produção agroecológica. Diante disso, Habitats de Inovação e Empreendedorismo em Agroecologia podem ajudar a suprir as grandes demandas existentes na transição agroecológica. O objetivo geral do Habitat de Inovação e Empreendedorismo EcoLabTinga é consolidar um espaço de capacitação e qualificação profissional, bem como de pesquisas e experimentação e a discussão e trocas de saberes em agroecologia. Este Hábitat visa integrar as iniciativas já existentes em ensino, pesquisa e extensão na área da agroecologia, bem como oportunizar o empreendedorismo e inovação em novas práticas de acordo com as demandas da sociedade interna/externa do campus.

Email: [email protected]

Email Bolsista: [email protected]

 

Incubadora Tecnológica e Social da Restinga

Coordenação: Nilson Varella Rübenich

Bolsista: Victor Raul do Nascimento Marchant

A Incubadora Tecnológica Social da Restinga é uma incubadora de empresas mista, desenvolvida pelo IFRS Campus Restinga. Tem por objetivo geral a identificação, formação, inserção e consolidação de empreendimentos nascentes ou já existentes, com potencial inovador, de geração de renda ou de empreendedorismo social. A ITS Restinga prestará o apoio institucional voltado à operacionalização e gerência técnica e administrativa, visando a materializar e potencializar o desenvolvimento econômico e social local e regional, com vistas à geração da inovação, progresso tecnológico, com sustentabilidade social, econômica, financeira e ambiental. A proposta é que a ITS Restinga preste apoio e formação nos aspectos tecnológico, gerencial, mercadológico e de recursos humanos a empreendimentos que necessitem deste suporte para poderem atuar junto ao mundo e ao mercado, com objeto principal de atuação junto aos estudantes do campus, instituições e comunidade do bairro Restinga.

Email: [email protected]

Email Bolsista: [email protected]

 

RoboLab Restinga

Coordenação: Iuri Albandes Cunha Gomes 

Bolsista: Bárbara Raupp Fortuna

Em poucos anos, com a chegada do 5G, a internet móvel trabalhará em altíssimas velocidades. Cientistas e analistas chamam esse processo de a “Quarta revolução industrial”. As condições de trabalho, em todo o planeta, vão sofrer enormes mudanças. É preciso preparar as crianças e os jovens para este futuro, cada vez mais tecnológico. Atualmente é crescente a utilização de tecnologias para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, dentre as quais podemos destacar a robótica educacional, que vem se tornando cada vez mais acessível devido ao custo cada vez mais baixo dos equipamentos e a facilidade para adquirir conhecimentos sobre o tema. A robótica é um poderoso instrumento que desenvolve o pensamento intelectual, o trabalho em grupo e o raciocínio lógico dos alunos, além da concentração, sociabilização, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo. Neste contexto, o projeto propõe a criação de um habitat moderno para prática de robótica: o RoboLab Restinga. O ambiente de robótica educacional proposto utiliza ideias e abordagens do movimento maker, buscando a criação de um ambiente de criatividade e inovação para o desenvolvimento de aplicações robóticas para resolução de problemas e auxílio no ensino das ciências. O ambiente, tecnologias, dispositivos de automação e robótica, cursos e oficinas desenvolvidos e organizados durante o projeto, também serão utilizados como forma de auxílio ao ensino prático das mais diversas áreas do conhecimento, como por exemplo física, matemática, eletrônica e lógica de programação, abrangendo o ensino fundamental, médio e superior. O habitat também tem grande potencial de fomentar uma maior integração entre os cursos de informática (técnico), eletrônica, análise e desenvolvimento de sistemas (superior) e eletrônica industrial (superior), todos oferecidos no Campus Restinga. A iniciativa do RoboLab Restinga é executada desde 2019, entre os resultados obtidos até o momento temos: oferta de oficinas presenciais sobre robótica e Arduino (período pré-pandemia); organização do ambiente de robótica do campus (período pré-pandemia); participação nas Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR) em 2020; Oferta do curso de robótica Lógica de Sensores: Construindo a eletrônica de um Robô; Submissão de resumos no 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS e na 1ª Mostra Metropolitana do IFRS; Parceria com a equipe de robótica do E.M.E.F Heitor Villa-Lobos para participação na First Lego League (FLL);

Email: [email protected]

Email Bolsista: [email protected]

 

EventLab (Projeto Executado)

Coordenação: Cintia Mussi Alvim Stocchero

O objetivo principal do projeto é implantar um Laboratório de Eventos – EventLab – no Campus Restinga voltado a soluções inovadoras, um espaço para que iniciativa privada, associações e organizações, estudantes e servidores atuem em conjunto para expandir e atualizar o setor de eventos no estado, gerando oportunidades aos estudantes e à comunidade para implantação de projetos empreendedores e tecnológicos voltados ao setor. A implantação do EventLab está em sintonia com uma série de ações já desenvolvidas visando o empreendedorismo e a inovação em nosso campus, como a Incubadora Social Tecnológica, o programa de extensão Despertar, voltado ao fomento ao empreendedorismo e o projeto InovaLab@Restinga, da área de eletrônica, recentemente implementado. Cabe ressaltar que o CST em Gestão Desportiva e de Lazer é um curso que tradicionalmente participa da organização de uma série de eventos no Campus, incluindo Jogos de Integração, Feira da Saúde, Jornadas Acadêmicas do curso, Seminário de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), Ciclo de Palestras sobre Empreendedorismo, bem como contribui com alunos voluntários na organização de vários outros eventos como Feira das Profissões e Jogos do IFRS. Essa ampla participação em todas as etapas de organização do evento pelos alunos está vinculada à própria concepção do PPC do curso, que prevê a realização de atividades teóricas e práticas, garantindo um ensino problematizado e contextualizado. Assim, acreditamos haver um grande alinhamento entre as atividades que já estão em curso em nosso campus e a proposta de criação desse Laboratório de Eventos.

 

Ciranda de Ensinagens (Projeto Executado)

Coordenação: Helen Rodrigues Cardoso

O Habitat de Inovação e Empreendedorismo Ciranda de Ensinagens tem como objetivo geral estruturar e consolidar no Campus Restinga um espaço de reflexão, discussão, troca de experiências, capacitação, qualificação de docentes e pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de criar um ambiente propício ao desenvolvimento de inovações pedagógicas e aprendizagem coletiva, de intercâmbio de conhecimentos e práticas curriculares, de trabalho colaborativo e de interrelação entre os diversos agentes promotores do empreendedorismo e da inovação no processo pedagógico escolar. Para tanto, pretende reunir docentes e interessados na área das diferentes redes de ensino (públicas e privada) em encontros regulares. A partir destes, será organizada e conduzida uma pesquisa-ação para a experienciação de estratégias pedagógicas inovadoras.

Última atualização em 24/08/2022

Fim do conteúdo