Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) é um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa.
São competências do NEABI:
- Promover encontros de reflexão e capacitação de servidores para o conhecimento e valorização da história dos povos africanos, da cultura afro-brasileira e da cultura indígena, na constituição histórica e cultural do país;
- Promover a realização de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, relacionadas a temática;
- Propor ações que levem a conhecer o perfil da comunidade interna e externa dos campi nos aspectos étnico-raciais;
- Auxiliar na implementação das leis que estabelecem a cultura afro-brasileira e indígena como pontos de estudo e atividades no currículo escolar;
- Buscar a implementação de projetos de valorização e reconhecimento dos sujeitos negros e indígenas no contexto dos campi;
- Possibilitar o desenvolvimento de conteúdos curriculares, extracurriculares e pesquisas com abordagem multi e interdisciplinares sobre a temática de forma contínua;
- Colaborar em ações que levem ao aumento do acervo bibliográfico relacionado a educação plurimétrica nos campi;
- Organizar espaços de conhecimento, reconhecimento e interação com grupos étnico-raciais;
- Revisar documentos dos campi, sempre buscando a inserção e atualização dos mesmos no que compete as questões étnico-raciais;
- Propor e participar de eventos de outras instituições, como também de movimentos sociais que envolvam questões relacionadas a cultura afro-brasileira e indígena.
Identidade visual dos NEABIs do IFRS para download em formato ZIP
Composição
Podem compor o núcleo servidores, estudantes e representantes da comunidade externa.
A atual composição está definida na Portaria 141/2020.
– Alba Cristina Couto dos Santos Salatino, Técnico-administrativa em Educação
– Alexsander Vinicius da Silva, Discente
– Aline Andreoli, Comunidade Externa
– Aline da Cruz Soares, Comunidade Externa
– Barbara Paiva, Discente
– Bárbara Cardoso Aguiar, Discente
– Carlos Andre Taborda
– Claudir Miguel Zuchi
– Cláudia Maria da Cruz, Discente
– Daniela Sanfelice, Docente
– Elizete Cristina dos Santos, Técnico-administrativa em Educação
– Eunice Mariano, Comunidade Externa
– Gabriela Marques Correa, Discente
– Katielly Santos de Oliveira, Discente
– Luiz Gustavo da Luz Rodrigues, Discente
– Maria Cristina Pereira da Silva, Discente
– Milena Silvester Quadros, Docente
– Olga Machado, Comunidade Externa
– Paulo Eduardo Bastos, Comunidade Externa
– Priscila Vieira Bastos, Técnico-administrativa em Educação
– Reginaldo Primo de Menezes, Discente
– Renie Robim, Docente
– Stefan Chamorro Bonow, Docente
– Tanise Fernandes de Lima, Técnico-administrativa em Educação
– Thaís Teixeira da Silva, Técnico-administrativa em Educação
Coordenação
- Coordenadora:
- Titular: Elizete Cristina dos Santos; e
- Suplente: Paulo Eduardo Bastos.
- Secretária:
- Titular: Eunice Mariano; e
- Suplente: Thaís Teixeira da Silva
E-mail: neabi@restinga.ifrs.edu.br
Cronograma de reuniões 2020/1, sempre às 18h, pela plataforma Google Meet:
- 13/08
- 27/08
- 10/09
- 24/09
- 08/10
- 22/10
- 05/11
- 19/11
- 03/12
- 17/12
Documentos
- Resolução Consup nº 021/2014 – Aprova o Regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e indígenas (NEABIs) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
- Instrução Normativa IFRS nº 010/2017 – Regulamenta o processo de ingresso de candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) por cotas nos processos seletivos e concursos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
- Resolução Consup nº 023/2019 – Aprova a Política de Ingresso Especial e Permanência do Estudante Indígena do IFRS.