Orientação Estudantil
Apresentação
A Orientação Estudantil é um setor que compõe a Gestão de Ensino do Campus Restinga. É responsável pelo acompanhamento individual do estudante, visando o seu desenvolvimento integral, acadêmico e cidadão, como também pela promoção de uma cultura de paz em todos os espaços da instituição.
Equipe
Alba Cristina Couto dos Santos Salatino (Currículo Lattes) – Técnica em Assuntos Educacionais- Assessora de Relações Étnico-Raciais (Reitoria/Proen)
Priscila Vieira Bastos (Currículo Lattes) – Técnica em Assuntos Educacionais
Tiane Pacheco Lovatel (Currículo Lattes) – Técnica em Assuntos Educacionais
Contato: orientacao.estudantil@restinga.ifrs.edu.br
São atribuições da Orientação Estudantil:
1. Participar das reuniões de colegiado dos cursos, em todos os níveis e modalidades, articulando o diálogo sobre os processos educativos e acompanhamento do estudante;
2. Contribuir no processo de elaboração das matrizes curriculares;
3. Acolher o estudante, em relação às suas demandas da trajetória acadêmica; encaminhando-o para outros profissionais e/ou setores, quando necessário;
4. Participar do processo de integração escola-família-comunidade;
5. Elaboração e acompanhamento do Edital para distribuição dos armários aos estudantes;
6. Organizar e planejar os estudos junto aos estudantes;
- Você sabe como organizar seus estudos?
- Acompanhe as dicas, preparamos três (3) vídeos bem curtinhos para você:
- Vídeo 1: Será que sabemos como melhor aprendemos?
- Vídeo 2: Você conhece algumas técnicas de estudo?
- Vídeo 3: Avaliação e conversa com o professor.
7. Participar da construção dos Planos de Ensino Individualizados (PEI) para estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE), conforme INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN Nº 07, DE 04 DE SETEMBRO DE 2020.
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- Realizar entrevistas com: a família, o estudante e a escola pregressa do estudante;
- Acompanhar o desenvolvimento do PEI.
- Documentos relacionados ao PEI:
- Para docentes e coordenações de curso: Planilha de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (guias por período letivo);
- Para docentes e coordenações de curso: Pasta com PEIs (por curso/nome/período letivo);
- Para docentes e coordenações de curso: Orientações para finalização dos PEIs
8. Coordenar e organizar o processo de escolha de representação discente (líder) e docente (professor conselheiro) das turmas de ensino médio integrado (modalidade regular e EJA), planejando e acompanhando os processos avaliativos, bem como as relações de convivência no coletivo;
Acesse aqui a planilha de Representantes Discentes e Docentes Conselheiros por turma
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- Desenvolver práticas democráticas, representativa e participativa, nos estudantes por meio de processo eleitoral e de vivência de discussões e eleição de prioridades para o coletivo;
- Desenvolver o pensamento crítico nos educandos, dialogando para que realizem intervenções em situações de aluno com a turma, a turma com docente, ou a turma com a escola.
- Professor(a) Conselheiro(a) de turma:
- Cada turma deverá escolher um professor (a);
- O(A) professor(a) exercerá esta função docente em uma única turma, semestral (EJA) ou anualmente (médio integrado);
- Representar a turma, ouvindo as suas demandas, administrativas e pedagógicas, e encaminhá-las aos setores competentes;
- Diálogo frequente com o líder da turma, promovendo a formação de liderança estudantil e representação discente;
- Criar um espaço de discussão sobre temas de interesse da turma;
- Estabelecer vínculo entre a turma e a instituição, dialogando sobre as políticas institucionais e informações pertinentes à turma sobre o bom andamento das atividades e relacionamento no campus;
- Realizar a interlocução entre a turma e a OE para superar dificuldades pedagógicas e interrelacional;
- Participar das reuniões do grupo de conselheiros contribuindo para a construção da identidade do professor conselheiro;
- Acompanhar o desenvolvimento acadêmico global da turma, participando das reuniões de autoavaliação da turma e dos conselhos de classe;
- Participar das reuniões com as famílias e entregas de boletim de rendimento acadêmico, orientando sobre perspectivas a partir dos conselhos de classe.
- Representante discente
- Cada turma deverá escolher dois colegas para ser o representante da turma, o(a) líder e o(a) vice-líder respectivamente;
- Os representantes de turma têm a responsabilidade de escutar as demandas do coletivo, independente de sua opinião individual, e encaminhar ao conselho de classe ou setores responsáveis;
- Ter conduta adequada às normas da escola, e representar a turma perante a escola e nos fóruns de autoavaliação e conselho de classe;
- Dialogar sempre com o(a) professor(a) conselheiro(a) a fim de promover um espaço de boa convivência e de outras perspectivas de visão de mundo;
- Incentivar a participação democrática de todos da turma, organizar as demandas para dar os encaminhamentos necessários, acionando a OE, o professor(a) conselheiro(a) para questões pedagógicas e os setores da área competente.
9. Avaliação inicial de manifestações docentes sobre caso de possível plágio.
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- Fluxo para avaliação e inserção no sistema;
- Formulário para encaminhamento à OE de possíveis casos de plágio
- Quer algumas dicas para fazer o seu TCC? Clique nos links abaixo:
- Manual para elaboração de Trabalhos Acadêmicos do IFRS;
- Oficina Virtual Conheça o Manual de Trabalhos Acadêmicos do IFRS, com interpretação em LIBRAS (Vídeo);
- Oficina online de formatação de TCC conforme a norma ABNT NBR 14724, com interpretação em LIBRAS (Vídeo) ;
- Fontes de informação de acesso aberto: Nível Básico, com interpretação em LIBRAS (Vídeo);
- Plágio Acadêmico (Vídeo)
Solicitações ao setor
- Para estudantes: Agendamento para organização de estudos
- Para docentes: Agendamento de atendimento e solicitação de participação em reuniões de acompanhamento das práticas pedagógicas e trajetórias acadêmicas, favor encaminhar o e-mail para orientacao.estudantil@restinga.ifrs.edu.br com assunto “Atendimento pedagógico”.