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Orientação Estudantil


Apresentação

O setor de Orientação Estudantil é o órgão vinculado à Gestão de Ensino, que participa do trabalho pedagógico do IFRS na promoção do desenvolvimento integral do educando, tendo como pressuposto sua valorização.

 

Equipe

Lucas Maciaseki da Silva (Currículo Lattes) – Técnico em Assuntos Educacionais

Priscila Vieira Bastos (Currículo Lattes) – Técnica em Assuntos Educacionais

Tiane Pacheco Lovatel (Currículo Lattes)  – Técnica em Assuntos Educacionais

 

Contato: [email protected]

 

Atribuições da Orientação Estudantil

  1. Propor atividades pedagógicas de desenvolvimento da trajetória acadêmica, profissional e pessoal do estudante, estimulando seu desenvolvimento integral.
  2. Acompanhar a execução do Projeto Pedagógico Institucional – PPI.
  3. Auxiliar no acompanhamento e na organização de estudos do estudante.
  4. Acompanhar o estudante, individual e coletivamente, integrando os elementos que exercem influência em seus processos de aprendizagem.
  5. Acompanhar os estudantes, articulando o trabalho a outros profissionais quando necessário.
  6. Participar no processo de identificação das características da comunidade escolar, inclusive do entorno.
  7. Participar no processo de elaboração dos currículos.
  8. Acompanhar as turmas e grupos, bem como seu processo de avaliação e de estudos de recuperação.
  9. Participar no processo de integração escola-família-comunidade.
  10. Realizar estudos e pesquisas na área da educação.

 

Organização de Estudos

Você sabe como organizar seus estudos? Assista a esses três vídeos bem curtinhos com as nossas dicas: 

 

Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE)

Construção dos Planos de Ensino Individualizados (PEI) para estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE), conforme  INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN 07/2020:

  1. Realizar as entrevistas com a família, o estudante e a sua escola pregressa;
  2. Acompanhar o desenvolvimento do PEI.

Documentos relacionados ao PEI:

 

Escolha de Representação Discente e Docente

Coordenar e organizar o processo de escolha de representação discente (líderes de turma) e docente (professor-conselheiro) nas turmas de ensino médio integrado (modalidade regular e EJA), planejando e acompanhando os processos avaliativos, bem como as relações de convivência no coletivo.

Representantes Discentes e Docentes Conselheiros por turma

Desenvolver práticas democráticas, representativa e participativa, nos estudantes por meio de processo eleitoral e de vivência de discussões e eleição de prioridades para o coletivo;

Desenvolver o pensamento crítico nos educandos, dialogando para que realizem intervenções em situações de aluno com a turma, a turma com docente, ou a turma com a escola.

Professor(a) Conselheiro(a) de turma:

  • Cada turma deverá escolher um professor (a);
  • O(A) professor(a) exercerá esta função docente em uma única turma, semestral (EJA) ou anualmente (médio integrado);
  • Representar a turma, ouvindo as suas demandas, administrativas e pedagógicas,  e encaminhá-las aos setores competentes;
  • Diálogo frequente com o líder da turma, promovendo a formação de liderança estudantil e representação discente;
  • Criar um espaço de discussão sobre temas de interesse da turma;
  • Estabelecer vínculo entre a turma e a instituição, dialogando sobre as políticas institucionais e informações pertinentes à turma sobre o bom andamento das atividades e relacionamento no campus;
  • Realizar a interlocução entre a turma e a OE para superar dificuldades pedagógicas e interrelacional;
  • Participar das reuniões do grupo de conselheiros contribuindo para a construção da identidade do professor conselheiro;
  • Acompanhar o desenvolvimento acadêmico global da turma, participando das reuniões de autoavaliação da turma e dos conselhos de classe;
  • Participar das reuniões com as famílias e entregas de boletim de rendimento acadêmico, orientando sobre perspectivas a partir dos conselhos de classe.

Representante discente:

  • Cada turma deverá escolher dois colegas para ser o representante da turma, o(a) líder e o(a) vice-líder  respectivamente;
  • Os representantes de turma têm a responsabilidade de escutar as demandas do coletivo, independente de sua opinião individual, e encaminhar ao conselho de classe ou setores responsáveis;
  • Ter conduta adequada às normas da escola, e representar a turma perante a escola e nos fóruns de autoavaliação e conselho de classe;
  • Dialogar sempre com o(a) professor(a) conselheiro(a) a fim de promover um espaço de boa convivência e de outras perspectivas de visão de mundo;
  • Incentivar a participação democrática de todos da turma, organizar as demandas para dar os encaminhamentos necessários, acionando a OE, o professor(a) conselheiro(a) para questões pedagógicas e os setores da área competente.

 

Plágio

Avaliação inicial de manifestações docentes sobre caso de possível plágio.

    1. Fluxo para avaliação e inserção no sistema;
    2. Formulário para encaminhamento à OE de possíveis casos de plágio 

Quer algumas dicas para fazer o seu TCC? Clique nos links abaixo:

Última atualização em 09/03/2023

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