Início do conteúdo

Gestão Escolar


Informações

A Gestão Escolar é o setor subordinado à Gestão de Ensino, tendo como objetivo coordenar, assessorar, refletir e intervir no ambiente escolar, de modo a garantir o pleno exercício do direito de todos e de cada um à educação.

É responsável por organizar os tempos e espaços da instituição. São algumas atividades da Gestão Escolar: elaborar a proposta de calendário acadêmico, compor os horários de aulas e atendimentos docentes, organizar as turmas de ensino médio integrado anual, receber os planos de ensino (junto às coordenações de curso), esquematizar as progressões parciais, acompanhar o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).

Equipe:

Gabriella Fraga Da Ré – Assistente de Alunos

Janice Ribeiro de Souza – Assistente em Administração

Gisele Oliveira Fraga do Nascimento – Tradutora e Intérprete de Libras

Thaiana Machado dos Anjos – Pedagoga

Contato: [email protected]

 

Solicitações

 

Documentos, orientações e links úteis

 

 1. Calendário acadêmico

  • Bases legais:  

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (L. 9394/96) – Artigo 23, §2º.

Organização Didática do IFRS – Artigos 4º e 5º

O calendário acadêmico é um importante guia  sobre as atividades que se pretende realizar na instituição. Nele, estão programados eventos que serão realizados durante o período vigente, além de  datas de início e término dos períodos letivos, prazos, períodos de realização das avaliações, datas comemorativas e importantes, que podem ser abordadas, por exemplo, como temas transversais nas atividades, tendo em vista o interesse do processo educacional e o disposto no projeto pedagógico. É por meio dele que a comunidade escolar pode se organizar, sabendo quando haverá feriados, férias, eventos, reuniões e, o mais importante, quais serão os dias letivos, em que ocorrem as atividades pedagógicas, e prazos, como de matrículas, de exames, de entregas de documentos e editais. Os professores devem usar o calendário acadêmico para realizar seus planejamentos, considerando-o em seus Planos de Trabalho Docente, bem como em seus Planos de Ensino. As famílias podem, por ele, acompanhar quando serão os recessos e as atividades que lhes envolvem diretamente na escola, como reuniões e eventos. Os servidores devem ter o calendário como referência no planejamento de todas as atividades, principalmente quando do agendamento de reuniões e eventos, evitando colisões, possibilitando que a comunidade escolar participe efetivamente das atividades propostas.


2. Registros de Reuniões e Atas

Pasta para salvamento das atas, conforme o curso e o período.

 

3. Planos de Ensino

 

4. Horários de aula
  • Os horários de aula estão disponíveis online, no Espaço do Estudante, em Horários, no site do Campus Restinga.
  • Professores: é necessário solicitar previamente ao Setor de Gestão Escolar ([email protected] ) caso sejam necessárias alterações nas reservas dos horários. Solicite neste formulário.

 

5. Localização das salas dos professores – Planilha de localização das salas de cada docente.

 

6. Horários de atendimento docente

Base legal: Organização Didática do IFRS, art. 202

 

7. Horários de atendimento das Coordenações de Curso

Base legal: Resolução 94/19

Art. 2º – Compete aos Coordenadores dos Cursos Técnicos e dos Cursos Superiores do IFRS: (…)

    1. Disponibilizar os horários de atendimentos da Coordenação de curso, preferencialmente, no turno de execução do curso;

 

8. Progressões parciais

Base legal: Instrução Normativa Proen Nº 04/2016 – Regulamenta os processos e fluxos da Progressão Parcial para os estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. 

 

9. Livros Didáticos

Última atualização em 02/06/2022

Fim do conteúdo