Início do conteúdo

Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS)


 

O Sistema de Bibliotecas do IFRS – SIBIFRS foi concebido em 2013 visando unificar as rotinas técnicas e administrativas das bibliotecas do IFRS. Na ocasião de sua criação, o grupo de Bibliotecários juntamente com a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) nomeou um Bibliotecário para ser o Responsável pelo SIBIFRS.

A responsável pela primeira Gestão do SIBIFRS (2013-2015) foi Paula Porto Pedone, bibliotecária do Campus Restinga.

A gestão atual do Sistema de Bibliotecas, compreendendo o período de 2015 a 2019, possui a Coordenação da Bibliotecária Josiane Silva da Silva, do Campus Rio Grande, e foi designada pela Portaria Nº 543, de 11 de setembro de 2019.

Acompanhe o Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS) nas redes sociais

 

Contato por e-mail: sibifrs.coord@ifrs.edu.br

Clique aqui para acessar o portal do Sistema de Bibliotecas do IFRS.

 

Documentos do Sistema de Bibliotecas do IFRS

 

Regimento Interno

Documento que normatiza o Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS). Organizado para parametrizar organização, finalidades e competências do Sistema de Bibliotecas, Comissão de Representantes de Bibliotecas (COREB), Coordenação Geral, bibliotecas que integram o SIBIFRS, recursos humanos vinculados às bibliotecas como bibliotecários e servidores de apoio, estrutura administrativa e física das Bibliotecas e Comissões de Estudos e Trabalhos Temáticos – CETTs. O Documento também aborda o acesso às bibliotecas, usuários, empréstimo domiciliar, renovações e reservas além das disposições finais.  

Para acessar o Regimento Interno do SIBIFRS, clique aqui

Política de Desenvolvimento de Coleções

Documento que tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes visando à padronização dos processos que envolvem a formação e o desenvolvimento das coleções das bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas do IFRS – SIBIFRS. Ainda em fase de aprovação pelos Conselhos do IFRS.

Para acessar a Política de Desenvolvimento de Coleções do SIBIFRS, clique aqui

IN PROEN 003/2017 – Referente as normas para cobrança de multa no atraso da devolução de materiais no SIBIFRS

Documento que normatiza a cobrança de multa no atraso da devolução de materiais no SIBIFRS. Possui artigos referentes ao valor da multa, formas de pagamento via Guia de Recolhimento da União (GRU), além de normatizar a conversão da multa em doação de livros e os procedimentos necessários para o aceite destas obras nos acervos das Bibliotecas.

Para acessar a IN das multas, clique aqui

Termo de autorização para publicação eletrônica

O termo deve ser impresso, preenchido, assinado pelo aluno e entregue juntamente com a obra ao Coordenador do Curso. O Coordenador do Curso, por sua vez, fará a compilação dos trabalhos em mídia única que será entregue junto com os termos, na Biblioteca, para posterior inserção no sistema. A Biblioteca não recebe trabalhos acadêmicos em meio impresso, somente os recebe em meio digital.

Para acessar o Termo de autorização para publicação eletrônica, clique aqui

Termo de Doação (Pessoa Física ou Jurídica)

As bibliotecas do IFRS recebem apenas materiais em bom estado de conservação e que estejam de acordo com as mais recentes regras ortográficas, reservando-se ao direito de não incorporar a seus acervos as obras doadas, caso não sejam atendidos os critérios de seleção.

Para a doação de livros impressos o doador deverá assinar o termo de doação (ANEXO B) para ciência de que a biblioteca poderá incorporar ou não o  material ao acervo, descartando-o ou dando outro destino, quando o material não atender aos requisitos definidos na Política e Desenvolvimento de Coleções do SIBIFRS.

Para acessar o Termo de doação, clique aqui.

Última atualização em 11/11/2021

Fim do conteúdo