Início do conteúdo

Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS)


 

O Sistema de Bibliotecas do IFRS – SIBIFRS foi concebido em 2013 visando unificar as rotinas técnicas e administrativas das bibliotecas do IFRS. Na ocasião de sua criação, o grupo de Bibliotecários juntamente com a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) nomeou um Bibliotecário para ser o Responsável pelo SIBIFRS.

A responsável pela primeira Gestão do SIBIFRS (2013-2015) foi Paula Porto Pedone, bibliotecária do Campus Restinga.

A gestão atual do Sistema de Bibliotecas, compreendendo o período de 2015 a 2019, possui a Coordenação da Bibliotecária Josiane Silva da Silva, do Campus Rio Grande, e foi designada pela Portaria Nº 543, de 11 de setembro de 2019.

Acompanhe o Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS) nas redes sociais

 

Contato por e-mail: [email protected]

Clique aqui para acessar o portal do Sistema de Bibliotecas do IFRS.

 

Documentos do Sistema de Bibliotecas do IFRS

 

Regimento Interno

Documento que normatiza o Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS). Organizado para parametrizar organização, finalidades e competências do Sistema de Bibliotecas, Comissão de Representantes de Bibliotecas (COREB), Coordenação Geral, bibliotecas que integram o SIBIFRS, recursos humanos vinculados às bibliotecas como bibliotecários e servidores de apoio, estrutura administrativa e física das Bibliotecas e Comissões de Estudos e Trabalhos Temáticos – CETTs. O Documento também aborda o acesso às bibliotecas, usuários, empréstimo domiciliar, renovações e reservas além das disposições finais.  

Para acessar o Regimento Interno do SIBIFRS, clique aqui

Política de Desenvolvimento de Coleções

Documento que tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes visando à padronização dos processos que envolvem a formação e o desenvolvimento das coleções das bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas do IFRS – SIBIFRS. Ainda em fase de aprovação pelos Conselhos do IFRS.

Para acessar a Política de Desenvolvimento de Coleções do SIBIFRS, clique aqui

Termo de autorização para publicação eletrônica

O termo deve ser impresso, preenchido, assinado pelo aluno e entregue juntamente com a obra ao Coordenador do Curso. O Coordenador do Curso, por sua vez, fará a compilação dos trabalhos em mídia única que será entregue junto com os termos, na Biblioteca, para posterior inserção no sistema. A Biblioteca não recebe trabalhos acadêmicos em meio impresso, somente os recebe em meio digital.

Para acessar o Termo de autorização para publicação eletrônica, clique aqui

Termo de Doação (Pessoa Física ou Jurídica)

As bibliotecas do IFRS recebem apenas materiais em bom estado de conservação e que estejam de acordo com as mais recentes regras ortográficas, reservando-se ao direito de não incorporar a seus acervos as obras doadas, caso não sejam atendidos os critérios de seleção.

Para a doação de livros impressos o doador deverá assinar o termo de doação (ANEXO B) para ciência de que a biblioteca poderá incorporar ou não o  material ao acervo, descartando-o ou dando outro destino, quando o material não atender aos requisitos definidos na Política e Desenvolvimento de Coleções do SIBIFRS.

Para acessar o Termo de doação, clique aqui.

Última atualização em 24/11/2022

Fim do conteúdo