Início do conteúdo

Informações


Apresentação

As atividades de extensão constituem um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar a relação transformadora entre o IFRS e a sociedade.

 

Equipe

Coordenador: Mikael Marques de Medeiros – Técnico em Audiovisual (Portaria nº 040/2021)

Camila da Silva Ramalho – Assistente de Aluno

Caren Rejane de Freitas Fontella (substituta eventual) – Técnica em Assuntos Educacionais (Portaria nº 143/2021)

Caroline da Costa Laureano – Assistente de Aluno

Tanise Fernandes de Lima – Assistente em Administração

 

Contato

E-mail: extensao@restinga.ifrs.edu.br

Telefone: (51) 3247-8409

* Durante o trabalho remoto, as solicitações devem ser enviadas somente por e-mail. O prazo para resposta é de até 03 (três) dias úteis.

 

Certificados

Para emissão de certificados, o(a) coordenador(a) da ação deverá ter o relatório final submetido e aprovado pela Comissão de Gerenciamento das Ações de Extensão (CGAE), anexando os dados em planilha específica, conforme Instrução Normativa PROEX 03/2019.

 

Atividades Curriculares Externas

Compreende-se por atividade curricular externa visitas e viagens técnicas, workshops, seminários, feiras e outros eventos.

Conforme a IN 03/2014, para a realização de tais atividades é necessário o preenchimento e submissão do Formulário de Solicitação.  A solicitação deverá ser encaminhada com, no mínimo, 40 dias de antecedência à Coordenadoria de Extensão, mesmo que a viagem não envolva custos financeiros.

Após a análise e aprovação, caso envolva recursos financeiros, o solicitante deverá providenciar e enviar ao setor de extensão Planilha com todos os dados dos estudantes envolvidos na viagem, juntamente: cópia do RG, CPF, comprovante de residência e conta bancária dos estudantes; termos de responsabilidade devidamente assinados pelo estudante ou responsável legal; e, caso seja utilizado horário de aula de outro(s) docente(s) que não esteja(m) envolvidos na atividade, formulário de substituição de aula ou substituição de professor.

 

Curricularização

A Resolução CNE/CES nº 07/2018 regulamenta a aplicação da estratégia 12.7 do PNE e estabelece as diretrizes para a extensão nos cursos das instituições de ensino superior. Esse ato legislativo define a extensão como atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político, educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, através da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

 

Publicações

Portal de Indicadores da Extensão – Ações de Extensão em andamento e concluídas com relatório final no Campus Restinga.

Cartilha Extensão em Ação

Livreto Digital Projetos de Extensão – Enfrentamento da Covid-19

 

Cadastro de ações de extensão

Fluxograma do registro das ações de extensão

Fomento Externo 2021

Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

 

Editais de Apoio e Auxílio

Auxílio institucional às ações de Extensão 2021

Apoio a Projetos Indissociáveis de Pesquisa, Ensino e Extensão

Auxílio Institucional à Extensão – Ações Afirmativas 2021

Apoio a Projetos e Programas de Extensão voltados à Arte e à Cultura

 

Editais de bolsistas

Seleção de bolsistas de extensão e indissociáveis

 

Documentos e normativas

NORTEADORES

AÇÕES DE EXTENSÃO

BOLSAS E APOIO INSTITUCIONAL

 

Certidão Negativa de Débito

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 03/2021 – Estabelecer orientações para o acompanhamento e manutenção do vínculo institucional com os egressos

Instrução Normativa PROEX/IFRS 01/2019 – Regulamenta os fluxos do Programa de auxílio à apresentação de trabalhos de extensão em eventos por estudantes do IFRS

Instrução Normativa PROEN/PROEX/IFRS nº 03/2017 – Regulamenta a Mobilidade Estudantil Internacional

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 08/2015 – Estabelece e regulamenta o Programa de auxílio à apresentação de trabalhos de extensão em eventos, no país e no exterior, por servidores efetivos

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 05/2015 – Institui a Comissão de Avaliação ad hoc de Extensão e regulamenta suas atribuições, para fins de avaliação de programas, projetos e trabalhos submetidos aos editais institucionais

Instrução Normativa 03/2014 – Regulamenta o programa de concessão de bolsas para a participação de estudantes do campus Restinga em atividades curriculares externas.

Última atualização em 17/09/2021

Fim do conteúdo