Início do conteúdo

TCCs


Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos

Manual para a Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do IFRS 

 

O Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos tem a finalidade de subsidiar a comunidade acadêmica do IFRS, no que se refere ao desenvolvimento e à estruturação de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas vigentes (ABNT e IBGE).

Apresentação do Manual no Canal da Biblioteca no YouTube

 

More

O Mecanismo Online para Referências – MORE, foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Biblioteca Universitária (BU) e o Laboratório de Experimentação Remota (RexLab).

MORE é uma ferramenta gratuita que gera automaticamente referências para mais de quinze (15) tipos de documentos no formato ABNT, baseado na norma NBR 6023/2002 para Elaboração de Referências.

Seu uso e acesso é livre, sendo necessária apenas a realização de cadastro.

 

TCCs dos cursos de Graduação

 

Fluxo de entrega do TCC na Biblioteca

Após a banca de defesa, o coordenador de curso é responsável por disponibilizar para a Biblioteca a versão revisada do TCC junto com o termo de autorização assinado por orientador e aluno. O TCC deve ser entregue em versão digital no formato pdf e o termo de autorização impresso.

Atenção, coordenador! O arquivo em pdf deve ser depositado em uma pasta criada e disponibilizada pela biblioteca no Google Drive. O nome do arquivo deve seguir o padrão Nome do estudante e título do trabalho

Exemplo: Elton Nazare Silva de Brum – Projeto de um analisador de parâmetros de componentes eletrônicos.pdf

Para acessar o termo de autorização, clique aqui.

 

Como encontrar TCCs no catálogo da Biblioteca

Basta acessar o catálogo e pesquisar pela informação que você tem: nome do autor (estudante), orientador, curso, título do trabalho ou assunto. Faça isso selecionando a opção “TCC” em tipo de obra: 

Catálogo Biblioteca TCC

 

E para abrir o trabalho desejado, basta clicar no símbolo do arquivo PDF:

Catálogo Biblioteca TCC

 

O TCC na Organização Didática do IFRS

A Biblioteca utiliza-se da Organização Didática do IFRS como documento norteador para publicação dos TCCs no catálogo do SIBIFRS. A OD fala sobre o trabalho de conclusão de curso em seu capítulo X:

 

CAPÍTULO X

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 245. O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) corresponde a uma produção acadêmica que expressa os saberes teórico-práticos desenvolvidos pelos estudantes durante o curso.

Art. 246. O TCC, quando previsto no PPC, é componente curricular obrigatório e poderá ser realizado a partir da dinamização dos saberes construídos nas atividades e projetos realizados ao longo do curso ou do desenvolvimento de pesquisa acadêmica.

Art. 247. O estudante deverá dispor de momentos de orientação e de tempo destinado à elaboração da produção acadêmica correspondente, em conformidade com o PPC em que está matriculado.

Art. 248. Serão consideradas produções acadêmicas de TCC, a serem previstas no PPC, dentre outras:

    1. Monografia, dissertação ou tese;
    2. Artigo científico publicado ou não em revista ou periódico, com ISSN;

III. Capítulo de livro publicado, com ISBN;

    1. Desenvolvimento de um produto no âmbito da inovação tecnológica.

Art. 249. A produção do TCC será acompanhada por um professor orientador.

Parágrafo único. O mecanismo de planejamento, acompanhamento e avaliação do TCC é composto pelos seguintes itens:

    1. Elaboração de um plano de atividades, aprovado pelo professor orientador;
    2. Reuniões periódicas do estudante com o professor orientador, realizado o devido registro;

III. Elaboração monográfica ou desenvolvimento de produto pelo estudante;

    1. Avaliação e defesa pública do trabalho perante uma banca examinadora.

Art. 250. O TCC produzido deverá ser escrito de acordo com as Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas e deverá fazer parte do acervo bibliográfico, na forma eletrônica, do campus em que o estudante estiver matriculado. 

Art. 251. O TCC será apresentado a uma banca examinadora composta pelo professor orientador e mais 2 (dois) componentes, podendo ser convidado, para a composição da mesma, um profissional externo, de reconhecida experiência profissional ou formação acadêmica na área de desenvolvimento do objeto de estudo.

Art. 252. O detalhamento dos critérios de avaliação do TCC será determinado pelos PPCs.

Art. 253. Caso o estudante não alcance a nota mínima de aprovação no TCC, deverá ser reorientado com o fim de realizar as necessárias adequações/correções e submeter novamente o trabalho à aprovação da banca examinadora, com nova defesa pública.

Art. 254. O limite máximo para a conclusão do TCC e de entrega da respectiva produção monográfica é o fim do período para a conclusão do curso, especificado em seu PPC.

Última atualização em 11/11/2021

Fim do conteúdo