Questionário vai identificar perfil do estudante do IFRS

Conhecer melhor os estudantes para desenvolver ações que os auxiliem a concluir seus cursos com sucesso. Com esse objetivo, está sendo aplicado pela primeira vez no IFRS um questionário que busca traçar o “Perfil socioeconômico e educacional” do discente.

A aplicação ocorrerá de março a junho nos campi. São duas versões, uma voltada para os ingressantes e outra para os que já estão na instituição desde semestres anteriores. A iniciativa está prevista no Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes da instituição.

“O conhecimento da realidade socioeconômica e educacional dos nossos estudantes possibilitará a tomada de decisões mais assertivas no combate à evasão (quando o discente sai da instituição sem completar o curso) e à retenção (quando o estudante repete o ano ou disciplinas)”, explica o diretor de Assuntos Estudantis, Neudy Alexandro Demichei.

Posteriormente, as informações serão analisadas para constituir uma espécie de “mapa” sobre a realidade socioeconômica e educacional dos estudantes, o qual subsidiará as discussões de elaboração dos planos de permanência e êxito dos campi.

Os resultados serão disponibilizados para a comunidade e poderão subsidiar pesquisas sobre os processos de ensino-aprendizagem, avaliação, permanência e êxito, entre outras temáticas relacionadas à compreensão dos processos institucionais.

“Cabe reforçar que esse é apenas o início do projeto, pois pretende-se realizar o acompanhamento da trajetória escolar dos nossos estudantes, desde o seu ingresso até a sua formação, identificando nessa caminhada as fragilidades e potencialidades institucionais, para com isso termos mais êxito na formação”, complementa Neudy.

O perfil servirá ainda para fomentar os debates do II Seminário de Permanência e Êxito, previsto para ocorrer em setembro de 2019.