Projetos do IFRS para o enfrentamento à Covid-19 beneficiaram mais de 25 mil pessoas

Projetos auxiliam no combate à Covid-19

Mais de 25 mil pessoas em pelo menos 30 cidades do Rio Grande do Sul foram beneficiadas no ano de 2020 com ações desenvolvidas para o enfrentamento da Covid-19 por meio de projetos de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Para fazer a diferença e levar um pouco de esperança nestes tempos difíceis, servidores e estudantes, juntamente com pessoas da comunidade, uniram-se voluntariamente em uma série de iniciativas de combate à pandemia. No total, foram 36 projetos de extensão desenvolvidos durante o ano. Informações resumidas sobre eles estão reunidas em um livreto digital.

Entre os projetos estão o desenvolvimento de um protótipo para descontaminação ultravioleta (UV) de proteção respiratória, barreiras de desinfecção, prototipagem e concepção de um  vídeo laringoscópio (Open Source). Foram ainda produzidos protetores faciais tipo escudo para distribuição a agentes públicos, disseminados conhecimentos sobre processos de fabricação e manutenção de protetores faciais, fabricadas máscaras, doados alimentos, elaborados sabão com óleo de cozinha reciclado, sabonete líquido, álcool 70%, álcool gel, entre outros. Para informações completas sobre os projetos e o número de beneficiados, acesse o livreto.

O Campus Osório promoveu ações de distribuição de alimentos aos estudantes com doação de cestas básicas adquiridas com verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), repassou mais 700 unidades de face shields (protetores faciais) produzidas pelo IFRS no Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) e desenvolveu o Sistema de Monitoramento da Covid-19 para a Prefeitura de Osório (detalhes sobre o projeto na página 43 do livreto) e na matéria: Campus atua no desenvolvimento de sistema para monitoramento do coronavírus em Osório

> Para saber mais sobre o repasse dos protetores faciais, acesse as notícias:

Campus repassa EPIs produzidos pelo IFRS para unidades de saúde do litoral norte

Mais EPIs produzidos pelo IFRS são distribuídos para instituições do litoral norte

Para a pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, as ações foram um alento em meio a tantas dificuldades enfrentadas pelo mundo todo em 2020. A extensão é pautada pelo contato, pela conversa e pelos encontros. “Impedidos de termos isso, precisamos nos adequar para continuar atendendo as comunidades nas regiões de abrangência do IFRS. Comunidades essas que tiveram suas condições de vulnerabilidade agravadas ainda mais pela pandemia. Finalizamos o ano cientes de que o papel social da extensão foi cumprido através dessas iniciativas”.

Acesse o livreto digital para mais informações sobre os Projetos de Extensão – Enfrentamento da Covid-19

Sobre o livreto:

No livreto, os projetos estão agrupados em sete temas: materiais de higienização e sanitização; desenvolvimento de tecnologias no combate à Covid-19; auxílio para populações indígenas e quilombolas; economia solidária e sustentável; produção de EPIs; solidariedade e doação de alimentos; e auxílio para imigrantes e refugiados. Números, informações, fotos, vídeos e textos de divulgação fazem parte do conteúdo, que é uma amostra das muitas mobilizações empreendidas pela comunidade acadêmica desde o início da emergência em saúde pública. Para conferir mais informações sobre essas e outras ações desenvolvidas pela comunidade do IFRS para reduzir os danos da pandemia, acesse a página Saúde no IFRS – Coronavírus.