Início do conteúdo

Campus repassa EPIs produzidos pelo IFRS para unidades de saúde do litoral norte


Na terça-feira, 14 de abril de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde de Osório foi até o Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal para buscar 200 face shields – equipamentos de proteção individual que estão sendo produzidos em impressoras 3D e acrílico – utilizados por profissionais que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus (Covid-19). As tratativas para repasse dos EPIs pelo Campus Osório iniciaram após solicitação de doação pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tramandaí.

“Como já iríamos intermediar a doação para o município vizinho, fizemos contato com o Hospital São Vicente de Paulo e com a UPA de Osório, para levantar as demandas de cada unidade de saúde e também atendê-las”, explica o coordenador de Desenvolvimento Institucional Wendell Ribeiro e Silva. Ele destaca o apoio fundamental da secretária Adjunta de Saúde do município, Silvia Luciane de Oliveira, ao disponibilizar sua equipe para buscar o material na Serra e distribuí-lo.

Um total de 50 face shields foram destinadas à UPA de Osório e, na manhã seguinte, 15 de abril, entregues 50 unidades do equipamento de proteção para a UPA de Tramandaí. Na sequência, os 100 EPIs reservados ao hospital de Osório foram recebidos pelo presidente da unidade, Marco Pereira.

O secretário de Saúde do município de Osório, Emerson Magni, agradeceu o comprometimento do IFRS com a saúde pública de Osório: “Tem sido a tônica desta parceria priorizar o atendimento à população e o cuidado com os profissionais de saúde”, ressalta.

Os itens doados estão sendo fabricados pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA), que fica no Campus Bento Gonçalves mas é ligado à Pró-reitoria de Extensão do IFRS. Há diversos campi produzindo materiais, tais como álcool 70%, batas hospitalares e máscaras de tecido.

O IFRS precisa de doações para continuar confeccionando diferentes equipamentos de proteção para profissionais de saúde do estado. Veja como colaborar, seja pessoa física ou jurídica, e conheça a demanda de insumos mais urgentes.

 

Fim do conteúdo