Início do conteúdo

Mais EPIs produzidos pelo IFRS são distribuídos para instituições do litoral norte


No mês de maio, o Campus Osório repassou mais 500 unidades de face shields. Os equipamentos de proteção individual, produzidos pelo IFRS no Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) em impressoras 3D e com acrílico, são utilizados por diversos profissionais que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus e à Covid-19, entre os quais das áreas de saúde e segurança.

Wendell Ribeiro e Silva, coordenador de Desenvolvimento Institucional do campus, conta que o contato iniciou com o soldado Jean Pissolato da Costa Teixeira, do 9° Batalhão de Bombeiros Militar de Tramandaí, que ao saber das doações efetuadas no mês de abril, falou com o seu comandante. “O tenente Elísio Oliveira Lucrécio, além de solicitar itens para o seu batalhão, fez um levantamento junto aos órgãos dos municípios de Tramandaí e Imbé para que pudéssemos atender, de forma conjunta, o máximo de unidades públicas. Também repassamos itens para o setor de Hemodiálise do hospital de Osório e para o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral” – detalha.

Toda a logística de busca dos materiais no município de Bento Gonçalves, em 22 de maio de 2020, e de distribuição na semana seguinte foi realizada pelo 9° Batalhão de Bombeiros Militar de Tramandaí. Receberam as face shields  as Secretarias de Saúde de Tramandaí (75) e de Imbé (90), a Brigada Militar de Tramandaí (60), o Corpo de Bombeiros de Imbé (50) e as Guardas Municipais de Tramandaí (20) e de Imbé (65).

Para o setor de Hemodiálise do Hospital São Vicente de Paulo foram repassados 40 face shields para a enfermeira Márcia Sá, e 100 para o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO), cuja destinação entre as unidades subordinadas ficou a cargo do major Rúbia do Nascimento Bruck Carini. Essa é a segunda vez que instituições do litoral norte recebem as face shields. Em abril, o Campus Osório doou 200 unidades do equipamento para as UPAs de Osório e de Tramandaí e para o Hospital São Vicente de Paulo.

Os EPIs fabricados pelo IFRS são fruto da solidariedade de empresas, sindicatos, organizações sociais e pessoas da comunidade que contribuem com a doação de materiais ou aporte financeiro (via Fundação Escola-Empresa de Engenharia da UFRGS – FEEng). As face shields repassadas pelo Campus Osório foram fabricadas com chapas de acrílico doadas pela Adurgs e Sinasefe e com politereftalato de etileno (PET) da empresa Galvanotek, de Carlos Barbosa. A produção é coordenada pelo professor Bruno Kenji Nishitani Egami, do Campus Farroupilha.

Há também diversos campi do IFRS produzindo outros materiais, como álcool 70%, batas hospitalares e máscaras de tecido. Veja como colaborar, seja pessoa física ou jurídica, e conheça a demanda de insumos mais urgentes.

 

Fim do conteúdo