Início do conteúdo

Projetos do campus estão entre os participantes da Genius Olympiad, que realiza cerimônia de premiação neste sábado (18/06)


post participação em eventos

Os projetos de pesquisa “Eco-socius” e “Sustainpads”, desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio Integrado do campus encerram na manhã deste sábado, 18 de junho, sua participação na edição 2022 da Genius Olympiad. O evento, que é realizado em Nova Iorque (EUA) mas ocorreu novamente de forma virtual devido a pandemia de Covid-19, transmite a cerimônia de encerramento ao vivo, a partir das 11h30 (horário de Brasília), pelo seu Canal do YouTube.

O projeto “Eco-socius: o comportamento dos jovens do litoral norte gaúcho na economia circular”, da estudante Victórya Leal Altmayer Silva, foi escolhido para ser apresentado na Genius pelo credenciamento recebido pelo “Projeto Fidere”, em novembro de 2021, com o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais e Aplicadas da Femic  Jovem (Feira Mineira de Iniciação Científica) e a maior nota do evento, alcançando a somatória máxima em todos os critérios e com todos os avaliadores. > Relembre a matéria: Pesquisa do IFRS conquista 1º lugar na Femic e recebe credenciamento para Genius Olympiad 2022, no Estados Unidos

Já o “Sustainpads: uma alternativa acessível e ecológica aos absorventes femininos”, das estudantes Laura Nedel Drebes e Camily Pereira dos Santos, conquistou o credenciamento em março deste ano, durante a 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), com o Prêmio Genius Olympiad. As jovens pesquisadoras também ficaram em segundo lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra. > Relembre a matéria: Projetos de pesquisa de estudantes do campus conquistam sete premiações na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Ambas pesquisas têm como orientadora a professora Flávia Twardowski. O “Fidere” conta com a coorientação do docente Cláudius Jardel Soares.

 

Sobre os projetos 

O “Eco-socius: o comportamento dos jovens do litoral norte gaúcho na economia circular” desenvolveu um método para explicar o comportamento dos jovens do Litoral Norte gaúcho na economia circular, abordando aspectos como redução no consumo, reutilização e reciclagem. Para isso, foram empregadas equações matemáticas e análise multivariada (observação de diferentes características). O estudo demonstrou que ações educativas podem estimulá-los a adotar práticas de consumo com responsabilidade social e ambiental.

O trabalho já foi premiado com diversos primeiros lugares: na 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na categoria Ciências Sociais Aplicadas, com possibilidade de publicar artigo no periódico Scientia Prima, e conquista do Prêmio por um Mundo Sem Lixo, da empresa Movimento Circular; na Mostratec 2021, em História e Ciências Sociais; no Prêmio Jovem Pesquisador Gaúcho da Assembleia Legislativa do RS, com credencial para Regeneron ISEF e para Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso a ciência, que ocorrerá em Brasília no mês de julho. > Confira nas matérias: Projetos de pesquisa de estudantes do campus conquistam sete premiações na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia; Campus Osório conquista 14 premiações na Mostratec e Estudantes são agraciadas com Prêmio Jovem Cientista 2022, da Assembleia Legislativa do RS

 

Projeto SustainPads produziu absorventes de baixo custo e sustentáveisO projeto SustainPads: uma alternativa acessível e ecológica aos absorventes femininos” resultou no desenvolvimento de um absorvente higiênico de baixo custo e ambientalmente sustentável, em comparação com o algodão e os plásticos comumente utilizados. Os materiais absorventes (parte interna) são feitos a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira e envolvidos com um biofilme produzido com resíduos da indústria nutracêutica, que são colocados dentro de suportes feitos com sobras de tecido.

O baixo custo dos absorventes, que é de R$ 0,02 em média, contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual ao mesmo tempo que reduz a poluição ambiental.

Entre os principais prêmios já recebidos estão: 1° lugar na área Engenharia e Materiais da Mostratec 2021, 2º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra da 20º Febrace e ter sido escolhido para representar o país na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que acontece na Suécia, em 26 de agosto de 2022. > Confira a matéria: Projeto do campus é selecionado para representar o país na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

 

Sobre a Genius

A Genius – Global Environmental Issues and Us – é uma competição internacional de projetos do ensino médio sobre questões ambientais. Fundada e organizada pelo Terra Science and Education e pela Universidade Estadual de Nova Iorque, ocorre em Oswego, Nova Iorque (EUA).

Fim do conteúdo