Pesquisa do IFRS conquista 1º lugar na Femic e recebe credenciamento para Genius Olympiad 2022, no Estados Unidos

O trabalho da estudante Victórya Leal Altmayer Silva, do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório do IFRS, foi premiado em primeiro lugar na categoria Ciências Sociais e Aplicadas da Femic  Jovem, durante a 5ª Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic). O evento ocorreu de forma on-line entre os dias 25 de outubro e 6 de novembro de 2021. Victórya participou com o “Projeto  Fidere: Desenvolvimento de um APP voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho” (leia mais abaixo).

O trabalho da estudante recebeu a maior nota da Femic Jovem, alcançando a somatória máxima em todos os critérios e com todos os avaliadores. Ela foi premiada com credencial para participar da Genius Olympiad, em Nova Iorque (EUA), e com um destaque, assim sua história será contada na revista em quadrinhos da Femic.

Sobre o projeto

O trabalho de pesquisa “Projeto Fidere: Desenvolvimento de um APP voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho” buscou uma solução para alavancar a economia circular de brechós e associações da região do litoral norte gaúcho. Para isso, foi realizado o mapeamento de 35 brechós e 14 associações femininas nas cidades de Capão da Canoa, Osório e Tramandaí.

O primeiro resultado foi a criação de um aplicativo de celular inovador, com o modelo de testes disponível no Google Play, e que funcionará como loja virtual. A pesquisa tem orientação da professora Flávia Twardowski, atual diretora do Campus Osório, sob coorientação do docente Cláudius Jardel Soares.

Victórya comenta que com o Projeto Fidere já são 20 premiações, mas se levar em conta os demais projetos dos quais participa, são mais de 30 reconhecimentos já recebidos em feiras regionais, nacionais e internacionais. Quanto ao credenciamento para a Genius Olympiad, ela afirma estar extremamente feliz e grata por tudo que a educação, a ciência e a orientação da professora Flávia Twardowski lhe proporcionou e proporciona. “Fazer ciência é a maior paixão da minha vida, e é a minha forma de fazer a diferença no mundo. Então, ser escolhida para representar nosso país mais uma vez e poder contar de todo esse amor que tenho pela ciência é uma imensa honra e felicidade. Tenho certeza que eu e a professora Flávia daremos o nosso melhor para levar o nome de Osório, do Rio Grande do Sul, do IFRS e do país nesse tão importante evento internacional.”

Sobre ter sua trajetória na ciência compartilhada com outras pessoas na revista em quadrinho da Femic, Victórya comenta “Espero que sirva de inspiração e exemplo para outros jovens de que é possível, através da educação e da ciência, fazermos a diferença e realizarmos nossos sonhos. Quero que esse importante meio de comunicação mostre como uma menina que abraçou a iniciação científica aos 14 anos pode, junto a seus orientadores, tornar tudo possível e que, desse modo, outros estudantes também possam”, finaliza.

Sobre a Genius

O que é a Genius – International High School Environmental Project Olympiad?

É uma competição internacional de projetos do ensino médio sobre questões ambientais. Fundada e organizada pelo Terra Science and Education e pela Universidade Estadual de Nova Iorque, ocorre em Oswego, Nova Iorque (EUA). A Genius Olympiad sedia projetos em cinco disciplinas gerais com foco no meio ambiente.

Para mais informações visite a página da Femic