Nota de pesar pelo falecimento da professora Agnes Schmeling, do Campus Osório do IFRS

Com profundo pesar, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) informa o falecimento da professora Agnes Schmeling, do Campus Osório. Sua residência, no município de Maquiné, foi atingida por um deslizamento com a passagem do ciclone extratropical pelo Estado nos dias 15 e 16 de junho de 2023. Faleceram também o seu marido, Almir Marques Portela Lopes, e a sua mãe, também chamada Agnes Schmeling. Ainda não há informações sobre os atos fúnebres, que serão divulgadas assim que possível.

O Campus Osório do IFRS decretou luto oficial de três dias, a contar deste sábado, 17 de junho, com a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, que serão retomadas na terça-feira, 20 de junho. As demais unidades do IFRS também estão de luto por três dias, porém com a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas.

Neste momento de dor, a comunidade do IFRS expressa seu sentimento e apoio aos familiares e amigos, bem como o agradecimento ao dedicado trabalho desempenhado pelos profissionais da Defesa Civil e de outros órgãos envolvidos nas buscas após o deslizamento.

Trajetória de incentivo à arte e à cultura

A professora Agnes Schmeling teve uma destacada atuação em benefício da arte e da cultura no IFRS e na comunidade, em especial na área da música. Desempenhava a função de coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Osório, o qual tem promovido inúmeras ações para instigar, incentivar e oportunizar o contato de estudantes, servidores e da comunidade externa com iniciativas artísticas.

Ela coordenou ou integrou diversos projetos ligados à música no Campus Osório e promoveu ações para ensinar e incentivar a música junto a diferentes escolas do município. Agnes também fez parte da equipe de professores do Projeto Prelúdio do IFRS – Campus Porto Alegre, no qual regeu os corais infantil e juvenil, ministrou aulas de canto e cursos de formação de professores em música.

Graduada em música, tinha mestrado em educação musical. Integrava ainda o Grupo de Pesquisa “Cotidiano e Educação Musical”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).