Lançado o Ecopet, aplicativo que coloca a tecnologia a serviço da proteção animal

Em uma live, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde / Departamento de Proteção Animal de Osório (DEPA), foi lançado na sexta-feira, 22 de maio, o aplicativo Ecopet, desenvolvido pelo Campus Osório numa parceria com governo municipal, Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e protetores dos animais.

Por meio do Ecopet é possível cadastrar, de forma rápida e ágil, animais para adoção e realizar denúncias de maus tratos e abigeato, contribuindo com o trabalho do DEPA e da Patram. No aplicativo também estão disponíveis informações sobre a legislação relacionada aos cuidados com os animais.

As tratativas para a produção do app iniciaram em abril do ano passado, quando o Campus Osório formalizou a entrega de minutas com propostas de convênio aos responsáveis pelas pastas de Turismo, Meio Ambiente e Saúde. Esse é o segundo aplicativo desenvolvido para a Prefeitura de Osório. O primeiro, o Pró-Mamá, feito para o Programa Municipal de Aleitamento Materno em 2018 é um case de sucesso que já foi apresentado em diversos congressos do país voltados à promoção da saúde.

Atuaram no desenvolvimento do Ecopet os professores de Informática Bruno Fernandes e Vinícius Fritzen Machado
e os estudantes do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Luis Rodrigo Pereira Cardoso e Carlos Eduardo Wunsch Wiebbeling. A criação de aplicativos pelo Campus Osório é uma demanda absorvida como atividade prática, voltada à aprendizagem dos estudantes.

O app Ecopet já pode ser baixado gratuitamente para Android e IOS.