Campus formaliza tratativas para desenvolver aplicativos ao governo municipal

Nesta primeira quinzena do mês de abril do ano de 2019, o Campus Osório formalizou as tratativas para o desenvolvimento de mais três aplicativos para a Prefeitura Municipal de Osório. As minutas com as propostas de convênios foram entregues pelo coordenador de Desenvolvimento Institucional, Éder José Morari, e pelo Chefe de Gabinete, Wendell Ribeiro e Silva, aos responsáveis pelas pastas de Turismo, Meio Ambiente e Saúde.

No ano passado, a parceria entre as duas instituições públicas resultou na criação de um App para o Programa Municipal de Aleitamento Materno, o Pró-Mamá, que já foi apresentado em diversos congressos do país voltados à promoção da saúde. Com a assinatura dos novos convênios deverão ser desenvolvidos um aplicativo voltado ao incremento do turismo, um para o programa ‘Jogue Limpo com Osório’ e outro voltado à causa da proteção animal.

A criação dos aplicativos, demanda do governo municipal, é absorvida pelo Campus Osório como uma atividade prática, voltada à aprendizagem dos estudantes. “Se for viável a realização do convênio para o desenvolvimento desses produtos, um edital será aberto para selecionar estudantes que atuem como bolsistas no projeto, que será coordenado pelos professores Diana Cavalcanti e Bruno Fernandes”, explica o diretor-geral do campus, Claudino Andrighetto.

Sobre o Pró-Mamá

O aplicativo de amamentação leva o nome do Programa de Aleitamento Materno (Pró-Mamá), desenvolvido há três anos Pela Secretaria de Saúde de Osório e que tem por objetivo aumentar os índices de aleitamento materno. O App foi lançado em agosto de 2018, mês da amamentação.

Disponível para download na PlayStore (Android) e na AppStore (iOS), o Pró-Mamá é bem interativo. Com o cadastro no App, são recebidas orientação sobre aleitamento materno, vacinas e desenvolvimento infantil de um modo geral. Também é possível registrar com imagens os principais marcos do desenvolvimento do bebê, tirar  dúvidas com profissionais ou ainda aprender com as dúvidas de outras mães.

O aplicativo foi criado pelos alunos do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRS – Campus Osório, José Paulo Oliveira Filho, Lucas Jardim da Silva e Max Carlesso dos Santos, sob orientação dos professores Bruno Fernandes e Diana Cabral.