Jogos do IFRS: Campus Osório conquista três medalhas e segue para a etapa nacional com mais dois atletas

Medalhas de ouro garantiram estudantes na final nacional

Sol e chuva; frio e calor; alegria e tristeza; vitória e derrota; sorriso e lágrima. Para o professor de educação física Marlon André da Silva, coordenador do projeto de ensino que abriga as oficinas esportivas no Campus Osório, essas dualidades caracterizam bem a participação dos estudantes do campus na sétima edição dos Jogos do IFRS, realizada no Campus Sertão, de 18 a 20 de agosto de 2022. O evento reuniu em torno de 600 estudantes e 90 servidores, de 16 campi do IFRS.

O Campus Osório conquistou três medalhas: duas de ouro (tênis de mesa e arremesso de peso) e uma de prata (tênis de mesa). Com a vaga que já havia sido obtida pela medalha de ouro na etapa de xadrez, o campus garantiu participação nos Jogos dos Institutos Federais com três modalidades e três atletas. A final reunirá unidades de todo o país no Campus São José do Rio Preto do IFSP, de 28 de novembro a 02 de dezembro.

Logo na chegada ao Campus Sertão, na noite de quarta-feira, 17 de agosto de 2022, a delegação de Osório precisou enfrentar a chuva e o calor para levar malas e colchões até os alojamentos. Já na quinta pela manhã, primeiro dia de jogos, os estudantes encararam os primeiros desafios esportivos: o futsal feminino e o tênis de mesa masculino. Se no primeiro confronto as meninas sofriam a primeira derrota – de virada, 2×1 – os meninos, especificamente os estudantes João Colombo e Matthäus Müller, iniciavam uma trajetória vitoriosa no tênis de mesa.

Na parte da tarde, logo após a abertura oficial do evento, a equipe de futsal feminino entrou em quadra pela terceira vez e ganhou sua segunda partida. Na sequência, a dupla de vôlei feminino Larissa Maciel e Maria Eduarda Barcella estrearam com vitória, numa quadra de areia encharcada pela chuva da manhã. As atletas ainda jogaram duas vezes no dia seguinte, perdendo uma partida e ganhando a outra, classificando-se em segundo lugar na chave.

A tarde da quinta-feira não podia ter iniciado melhor: a chuva havia ido embora e o frio começava a se intensificar quando João Colombo e Matthäus Müller conquistaram o ouro e a prata, respectivamente, no tênis de mesa. Os outros dois dias de jogos seguiram com partidas das equipes de vôlei, futsal e basquete masculinos e provas de atletismo marcantes, com a conquista da medalha de ouro no arremesso de peso masculino com Artur Duprat de Oliveira.

Na avaliação do professor Marlon, a participação do campus foi muito boa em termos de resultados, mas a maior vitória foram as experiências vivenciadas em grupo após dois anos sem realização da competição por conta da pandemia. “Embora sempre se busque classificações para a final nacional, precisamos lembrar que os jogos são escolares e que estamos retornando de uma fase pandêmica, que trouxe muita dor e problemas de socialização entre todos, principalmente, aos jovens. Nesse sentido, os Jogos cumpriram uma função significativa, pois as dualidades relatadas anteriormente estão presentes quando se experimenta viver e conviver com intensidade, ensinando e aprendendo, respeitando e sendo respeitado, percebendo o mundo e percebendo-se. É possível dizer que nos Jogos todos ganharam. A alegria estampada nos rostos dos estudantes mostra o quão importante é uma escola onde razão e sensibilidade não se excluam, onde o corpo que joga e compete não exclui o corpo que chora e se emociona”.

Resumo das participações das equipes:

Tênis de mesa masculino: 1º lugar: João Vitor Colombo  e 2º lugar: Matthäus Müller Machado

Tênis de mesa feminino: 4 vitórias e 2 derrotas

Atletismo – Arremesso de Peso masculino: 1º lugar com Artur Duprat de Oliveira

Vôlei de praia masculino: 2 vitórias e 1 derrota

Vôlei de praia feminino: 2 vitórias e 1 derrota

Vôlei masculino: 3 vitórias e 1 derrota

Vôlei feminino: 2 vitórias e 1 derrota

Futsal feminino: 1 vitória e 1 derrota

Futsal masculino: 1 vitória e 2 derrotas

Basquete masculino: 2 vitórias e 1 derrota

Delegação do Campus Osório

O Campus Osório participou dos Jogos com equipes de vôlei, futsal, basquete, tênis de mesa e de atletismo. A delegação foi composta por 35 estudantes atletas (Adrian da Silva Soares, Ana Carolina Pieruccini dos Santos, Ana Luisa Barbosa Ribas, Arthur de Oliveira Silva, Arthur Duprat de Oliveira, Arthur Néto de Moura da Silva, Cauã Ferraz Jacques, Dhiego Ferreira de Oliveira, Filipe Nazário, Gabriel Eduardo Schmidt da Silva, Gabriela Ribeiro Moreira, Giovanna Rizzi Franzen, Henrique Capoane Labres, Ingrid da Conceição Alves, Isabela Pinheiro do Amaral, Isabella de Oliveira, Iuri Proença, João Vitor da Rosa Colombo, Kauã Lopes Ferri, Larissa Maciel Machado, Lívia Ramos Xavier, Lucas da Rosa Silva, Marco Antônio da Silva Marques, Maria Eduarda Barcella de Menezes, Marianna Venturini de Toledo, Mattäus Müller Machado, Miguel Santini Januário, Nicoly Teles Nascimento, Pedro Gomes Levy, Pietra Luiza Karloh Machado, Samuel Heber dos Reis Santos, Vithor Tramontini Ramos, Vitor Hugo dos Santos Sehn, Vítor Prestes Pacheco e Vitória da Silva Pereira) e seis servidores (Adriana Pereira da Silva, André Bilíbio Westphalen, Maria Rippel, Luã Alfredo Gonçalves, Marlon André da Silva e Tiago Cippolat Antonini), além de quatro membros da direção-geral que prestigiaram o evento (Catia Eli Gemelli, Claudia Pelisoli, Flávia Twardowski, e Marcelo Vianna).