Campus Osório está presente nos 7º Jogos do IFRS

Delegação do campus disputa os JIFRS

O Campus Sertão do IFRS será a casa de 35 estudantes do Campus Osório e dez servidores que participam dos 7º Jogos do IFRS. O evento, que iniciou nesta quinta-feira, dia 18 de agosto de 2022 com uma solenidade de abertura e segue até a sábado (20), reúne em torno de 600 estudantes e 90 servidores, de 16 campi.

O Campus Osório está nos Jogos com equipes de vôlei, futsal, basquete, tênis de mesa e de atletismo, que foram preparadas pelos professores de educação física Marlon André da Silva e Tiago Cippolat Antonini. A seleção dos atletas tiveram como primeiro critério a participação nas Oficinas Esportivas oferecidas pelo projeto de ensino Laboratório de Práticas Corporais.

Acompanham a delegação do campus os seguintes servidores: Adriana Pereira da Silva, André Bilíbio Westphalen, Catia Eli Gemelli, Maria Rippel, Luã Alfredo Gonçalves, Flávia Twardowski, Marcelo Vianna e Claudia Pelisoli, além dos professores de educação física.

Marlon André da Silva destaca que o Campus Osório já garantiu vaga na final nacional dos Jogos dos Institutos Federais na modalidade de Xadrez, com terceiro lugar da estudante Hanna Hoffmann Pascual. As disputas da modalidade foram realizadas no mês de julho, no Campus Bento Gonçalves. Mais três discentes do Campus Osório participaram: Gustavo Policarpo Ricardo Schuaste, Jonas Cauan Flores e Marcos da Silva Moraes. A final nacional dos Jogos dos Institutos Federais (Jif) será sediada no Campus São José do Rio Preto do IFSP, de 28 de novembro a 02 de dezembro.

O docente enfatiza também que os Jogos do IFRS estão alicerçados na Política de Educação Física, Esporte e Lazer do IFRS, a qual, dentre os princípios ressalta-se a relação entre Esporte e Cidadania, compreendida pela promoção de ações esportivas educativas que possam contribuir com a formação do sujeito para o exercício da cidadania; e a relação entre Esporte e Competição, compreendida pela promoção de ações esportivas com centralidade na formação dos sujeitos, proporcionando aprendizagem e aprimoramento das habilidades técnicas, táticas e físicas.

Sobre os Jogos

Após dois anos suspensos, devido à pandemia de Covid-19, as competições esportivas voltaram a ocorrer. As delegações chegaram a partir de quarta-feira, dia 17, e ficaram alojadas no Campus Sertão. Serão recebidas por 40 servidores do IFRS envolvidos na organização e 30 “padrinhos e madrinhas”, alunos do Campus Sertão que, em duplas, acompanharão cada delegação durante o período dos jogos, apresentando os diferentes espaços, auxiliando nos horários e na logística.

Sobre as competições

As partidas esportivas serão realizadas a partir das 9h de quinta-feira até a tarde de sábado, dia 20, totalizando 242 disputas nas modalidades voleibol, futsal, basquete, vôlei de praia, handebol, tênis de mesa  e atletismo. As competições ocorrerão no Campus Sertão e também em outros três espaços da cidade (Ginásio da Col e Praça Central) e Coxilha (Ginásio municipal).

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e pelos professores de Educação Física dos campi. Esta edição foi dividida em duas etapas: a primeira ocorreu no Campus Bento Gonçalves, no dia 08 de julho, com as disputas de xadrez. Participaram mais de 90 estudantes de 13 campi.