Institucional
Docente compartilha conhecimentos e práticas com colegas da região
Compartilhar conhecimentos está na essência do trabalho de todo professor. Mas há quem se destaque na arte de trocar experiências, vivências e práticas para aprimorar o trabalho de quem também ensina. A professora de Matemática Aline De Bona, do Campus Osório, é reconhecida na região por sua atuação em atividades de formação de educadores. Ela já perdeu as contas de quantos encontros protagonizou, mas sua fala dá uma certeza: ensinar é sua grande paixão!
Para ela, ser professora é ressignificar-se a cada momento, a cada nova sala de aula, a cada nova atividade, assim como uma criança com um brinquedo ou amigo novo: “Cada encontro é uma oportunidade única de aprender e compartilhar saberes, desde os teóricos de pesquisas, até de experiências e práticas docentes. Me realizo, pois entendo que, como pesquiso sobre formação docente desde 2008, é meu dever contribuir com a área da educação e com os colegas. É só alegria como sempre digo!”.
No site do Campus Osório há registros desde 2011 de atividades de formação pedagógica ofertadas por ela. Em 2021, a docente já participou dos eventos de recepção do ano letivo dos educadores das escolas Cordeiro de Farias, em 19 de fevereiro, e Albatroz, em 5 de março, ambas de Osório. O tema das palestras, necessário e atual: ‘A adaptação educacional sensível frente a complexidade’. Tudo em formato virtual – situação forçada pela pandemia do novo coronavírus, mas que Aline De Bona tira de letra, já que sua formação perpassa também pela área de tecnologia, pois é doutora em Informática na Educação.
Ana Carolina Ferri da Silva, diretora da Escola Cordeiro de Farias, destaca que o encontro trouxe a debate questões que as fizeram refletir: “Redirecionaram o nosso olhar para essa nova realidade, o ensino híbrido, competências socioemocionais, relação família-professora-escola. Um desacomodar reflexivo, necessário e imprescindível para a nova realidade que se apresenta”.
A docente promove também cursos de extensão abertos ao público externo e voltados para professores e estudantes de matemática. Um deles, inclusive, está em sua segunda edição e é oferecido no ambiente virtual do IFRS: Matemática em Diferentes Contextos. Envolve sempre nas suas ações colegas da área, estudantes e bolsistas, incentivando-os a também compartilharem seus conhecimentos e práticas. Muitas dessas experiências são registradas em livros – uma forma de eternizar as vivências e também fazê-las chegar a mais pessoas. A obra mais recente é ‘Projeto – Práticas investigativas para a verdade matemática no Ensino Médio’, lançada no ano passado com fomento interno do IFRS.
Claudius Jardel Soares, diretor de Extensão do Campus Osório, ressalta o trabalho desenvolvido pela docente com as outras redes públicas do Litoral Norte gaúcho: “É de extrema relevância e de muita qualidade, sempre! Já tive a oportunidade de acompanhar algumas das inúmeras ações (rede municipal/estadual e fundamental/médio) e considero um diferencial no Campus Osório. O propósito é o mesmo em qualquer rede: qualificar a nossa combalida educação e atingir o maior número de estudantes”.
Para a diretora de Ensino, Rafaela Fetzner Drey, é sempre um alento ouvir os relatos emocionados sobre o trabalho tão lindo e importante desenvolvido por Aline De Bona na formação continuada de professores no litoral. “Certamente, ela tem um papel fundamental em nossa missão como instituição aqui na região. Que bom que a comunidade pode contar com o IFRS – Campus Osório através dela, pois tenho certeza de que isso faz muita diferença na vida desses professores!”, enfatiza.