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Curso de Licenciatura em Letras é nota máxima na avaliação do MEC


Selo conquista conceito 5 avaliação MEC

O curso superior de Licenciatura em Letras Português/Inglês do Campus Osório conquistou o conceito 5 (nota máxima) na avaliação in loco do Ministério da Educação (Inep/MEC), realizada de 23 a 25 de abril de 2025, de modo on-line. Os avaliadores conheceram as instalações físicas da unidade, conduzidos em uma visita virtual pelo professor Mateus da Rosa Pereira, à época coordenador do curso, participaram de diversas reuniões com gestores, membros de comissões, docentes e estudantes, e analisaram documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os currículos do corpo docente, os relatórios da Avaliação Institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à área do curso.

Este processo de avaliação renova o reconhecimento do curso em 2019, quando foi obtido o conceito 4, que refere-se a “muito bom”. Segundo o professor Mateus, esta melhoria contínua, agora atingindo o nível de excelência, reflete o amadurecimento institucional do curso de Letras, que neste ano comemora 10 anos de funcionamento. “Desde a primeira avaliação externa, Colegiado, NDE e discentes trabalharam sistematicamente para melhorar aspectos fundamentais para o bom andamento do curso. Assim, a nota representa o reconhecimento de um esforço coletivo, institucional e organizado”. 

Para o docente, a preparação do campus e a colaboração de toda a comunidade acadêmica foi fundamental para a conquista: “A qualidade do curso deve ser real, pois a avaliação do Inep é séria e rigorosa. Produção intelectual, aulas com qualidade, alunos e professores comprometidos, processos claros e previsíveis que envolvem a pesquisa, o ensino e a extensão — tudo isso deve estar implementado de maneira sólida e satisfatória. Porém, acredito que, como em toda a avaliação, é essencial conhecer os instrumentos e os critérios utilizados pelo Inep, que são bastante detalhados. Isso leva tempo e requer muita organização da parte do NDE, da Coordenação e do Colegiado. Além de toda essa preparação, o apoio que recebemos dos setores técnico-administrativos como a TI, o Audiovisual, o AEE, a Comunicação, os Registros Acadêmicos e a Biblioteca, entre outros, e do Departamento de Avaliação Institucional do IFRS, garantiu uma ótima impressão, para que pudéssemos apresentar evidências concretas que envolvem o campus como um todo”.

 

O diretor-geral pro tempore do Campus Osório, Marcelo Paravisi, destaca que receber a nota máxima na avaliação do MEC para o curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês é um marco importante para o Campus Osório, especialmente por sua relevância para a educação do litoral norte do Rio Grande do Sul. “A conquista do conceito 5 é resultado de um conjunto de fatores: trabalho sério e comprometido da equipe docente e técnica, envolvimento dos estudantes e a articulação com as escolas de educação básica da região, apoio institucional em todas as etapas do processo formativo, qualidade do projeto pedagógico, infraestrutura disponível e constante diálogo com a comunidade. A integração entre teoria e prática, juntamente à qualificação do corpo docente, teve papel decisivo para esse reconhecimento. Um reconhecimento da excelência do nosso trabalho que reforça o papel do Instituto Federal na promoção de uma educação pública, gratuita e de qualidade, alinhada aos objetivos dos Institutos Federais: formar profissionais altamente capacitados e contribuir para o desenvolvimento regional e social. Para nossa comunidade acadêmica, essa conquista é motivo de muito orgulho e reflete o compromisso contínuo com a excelência educacional”.

Isabel Selistre, que assumiu a coordenação da Licenciatura em Letras Português/Inglês no dia 05 de maio, destaca o orgulho pela nota máxima alcançada na avaliação do MEC e o compromisso que tem pela frente, de “dar continuidade ao trabalho que nos trouxe até aqui, conduzido de forma exemplar com pelo Prof. Mateus Pereira”. Ela completa: “A conquista da nota 5 é resultado do esforço coletivo de uma equipe dedicada – docentes, técnicos e estudantes – que acredita na força da educação pública, gratuita e de qualidade. Representa, também, o reconhecimento do nosso compromisso com uma formação alinhada aos desafios contemporâneos e às transformações sociais, culturais e linguísticas que nos impactam e exigem posicionamentos éticos e responsáveis. Nossa perspectiva é seguir fortalecendo essa caminhada: investir em ações que ampliem o diálogo com a comunidade, qualifiquem ainda mais o ensino, a pesquisa e a extensão, e acolham as diversidades. Queremos um curso cada vez mais vivo, plural e conectado com as demandas da sociedade”.

 

A avaliação

A nota (conceito de curso) é calculada com base na média aritmética ponderada dos conceitos obtidos em três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. Os conceitos variam em uma escala de um a cinco. Conforme o relatório de avaliação, no que tange à organização didático-pedagógica, a proposta curricular articula teoria e prática, integrando ensino, pesquisa e extensão. O Inep reconheceu que “o curso valoriza a diversidade e a inclusão, contemplando legislações sobre acessibilidade, educação inclusiva, diversidade étnico-racial e direitos humanos. O perfil do egresso reflete a formação de profissionais aptos a promover práticas transformadoras e socialmente responsáveis. As políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa do IFRS estão integradas ao curso, com ênfase na articulação entre essas áreas.” Com relação ao corpo docente, salientou que curso conta com um corpo docente qualificado, com um Núcleo Docente Estruturante (NDE) atuante e um colegiado do curso que assegura a governança acadêmica. Segundo as avaliadoras, “observa-se um equilíbrio entre ensino, pesquisa e extensão, com produção científica relevante por parte dos docentes”.

 

O curso 
A Licenciatura em Letras Português/Inglês visa formar profissionais capazes de lidar criticamente com as linguagens, especialmente a verbal, considerando a importância do ensino e aprendizagem de línguas na mediação da construção de conhecimentos. O objetivo é habilitar professores que desejam atuar no ensino de Língua Portuguesa e/ou Língua Inglesa em instituições públicas ou privadas e em empresas de tradução e revisão, competentes e éticos, para que possam contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade mais humanizada e justa.

O curso é gratuito, com aulas à noite, duração de quatro anos e ingresso anual por processo seletivo próprio do IFRS ou pelo Enem. A primeira turma ingressou em 2015, com a colação de grau realizada em março de 2020. Já foram formados um total de 23 professores pelo curso, e o número de estudantes matriculados atualmente é de 118.

> Saiba mais na página do curso de Licenciatura em Letras português/Inglês.

 

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