Atletas do Campus Osório conquistam ouro, prata e bronze na 8ª edição dos Jogos do IFRS, em Sertão

Foram 3 dias de muitas emoções, acirradas disputas esportivas e de uma ampla integração na 8ª edição dos Jogos do IFRS. Os jogos iniciaram na manhã de quinta-feira, 29/06, com a participação de mais de 600 estudantes de 16 campi do IFRS, e encerraram no final da tarde do dia 01/07. A delegação de Osório contou com 35 estudantes, os quais foram acompanhados pelo professor e coordenador das equipes Marlon André da Silva com o auxílio dos colegas Adriana Pancotto, André Bilibio Westphalen, Júlia Balzan e Allan Alves de Souza.

A abertura oficial dos jogos aconteceu na noite de quinta-feira, às 20h, no ginásio de esportes do Campus Sertão com a presença de autoridades do IFRS. O grupo Instrumental Gaia compartilhou seu espetáculo, “Manifesto à Liberdade”, encerrando as atividades da noite.

O Campus Osório participou dos jogos nas modalidades de basquete (feminino), voleibol, futsal e vôlei de areia (masculino e feminino) além de 5 provas de atletismo. Para a alegria da comunidade acadêmica todas as equipes tiveram boas performances, com destaque para as equipes de basquete e futsal feminino, a primeira sagrando-se vice-campeã e a segunda conquistando o 4°lugar. Além destas, o Campus obteve excelentes resultados no atletismo, conquistando ouro na prova de revezamento 4x100m, com as alunas Isadora Cordeiro, Maria Eduarda Menezes, Beatriz Santos e Anna Borges. Além do ouro no 4x100m, Anna Borges conquistou também o 2º lugar nos 100m e Arthur Duprat conquistou o 3º lugar no lançamento do disco.

Esses resultados, conquistados na etapa de Sertão dos jogos, somam-se aos bons resultados conquistados também na etapa de Bento Gonçalves, onde João Vitor Colombo conquistou o bicampeonato e Camily da Silva conquistou o 3º lugar, ambos no tênis de mesa, e Augusto Seke da Rosa 3º lugar no Xadrez.

Os jogos do IFRS estão alicerçados na Política de Educação Física, Esporte e Lazer do IFRS que enfatiza a relação entre Esporte e Cidadania através da promoção de ações esportivas educativas para a formação do sujeito para o exercício da cidadania.

Segundo o professor Marlon, as equipes tiveram uma significativa evolução técnica e tática, em relação à edição anterior, resultado obtido com muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos. Ressaltou que além dos resultados esportivos, o fundamental é a experiência de vida oportunizada por eventos desse tipo, os quais, dentre outros, reforçam nos alunos o sentimento de pertencimento ao IFRS e constituem significativa possibilidade de inclusão e socialização dos estudantes no ambiente escolar.

Confira a classificação de Osório nos JIFRS

1° lugar no 4x100m feminino, atletismo – Anna Júlia Borges, Maria Eduarda Menezes, Isadora Cordeiro e Beatriz Santos

2° lugar no 100m feminino – Anna Júlia Borges

3° lugar no lançamento de disco masculino – Arthur Duprat de Oliveira

2° lugar no basquete feminino

1° lugar em tênis de mesa masculino – João Vitor Silva da Rosa Colombo

3° lugar em tênis de mesa feminino – Camilly da Silva

3° lugar no xadrez masculino – Augusto Seke da Rosa

No link está a reportagem da etapa de xadrez e tênis de mesa https://ifrs.edu.br/osorio/campus-osorio-conquista-medalhas-de-xadrez-e-tenis-de-mesa-na-oitava-edicao-dos-jogos-do-ifrs/

Os atletas vencedores nas diferentes modalidades dos Jogos do IFRS (com exceção do xadrez) participarão dos Jogos Regionais dos Institutos Federais 2023, em Blumenau/SC, de 29 de agosto a 1º de setembro. No xadrez, os oito melhores classificados, masculino e feminino, participarão de treinamentos. Após, serão feitas seletivas para definir os  representantes do IFRS nos Jogos Regionais.

Quem vencer na etapa regional vai para os Jogos Nacionais, de 23 a 27 de outubro, em Fortaleza/CE.

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.