Documentos
Regimento do Programa de Fomento à Pesquisa e à Inovação (Resolução Consup 05/2023)
O regimento de programa traz o regramento das atividades de Pesquisa e Inovação, incluindo deveres e direitos de bolsistas e coordenadores de projetos.
Mais informações encontram-se disponíveis na Resolução Nº 005/2023 do Consup
Modalidades de bolsas de Fomento Interno
* A disponibilidade de bolsas e suas modalidades são determinadas pelo campus, conforme edital de fomento interno vigente.
Modalidade | Carga horária semanal | Valor máximo |
Bolsa de Iniciação Científica (BICT) | 8h | R$350,00 |
12h | R$525,00 | |
16h | R$700,00 | |
Bolsa de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (BIDTI) | 8h | R$350,00 |
12h | R$525,00 | |
16h | R$700,00 | |
Bolsa de Apoio Técnico (BAT) | 16h | R$770,00 |
Indicação de bolsistas
Os documentos relativos a bolsistas de projetos de Pesquisa e Inovação respondem aos editais específicos de Fomento Interno, CNPq e FAPERGS. Não deixe de consultar na aba editais em nosso site (caso do Fomento Interno) ou no site do IFRS (caso CNPq e FAPERGS), localizar o edital a qual se vincula o bolsista e atender os requisitos e procedimentos demandados.
O projeto de pesquisa contemplado em edital de fomento interno deve aguardar o edital de seleção de bolsistas organizado pelo campus, no qual o coordenador informará à Direção de Pesquisa, quando solicitado, o perfil e os critérios de seleção dos estudantes bolsistas.
Conforme o artigo 31 da Resolução Nº 005/2023 do Consup, as bolsas BICT/BIDTI podem ser concedidas a estudantes do Ensino Médio ou Superior, conforme definido pelo projeto no edital de seleção de bolsas. As bolsas BAT são para estudantes da pós-graduação, segundo o artigo 35.
Indicação de voluntários
O voluntário é o discente que não recebe bolsa com recursos de fomento interno ou externo. A indicação de um ou mais estudantes voluntários deve ser realizada no início das atividades do estudante no projeto. Trata-se de um requisito exigido pela Instrução Normativa Proppi Nº 01/2020, exceto para projetos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado) ou previstos em edital.
Os documentos necessários para a indicação estão disponíveis na Instrução Normativa Proppi 02/2020, que regulamenta o Programa Institucional de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Voluntário.
Na indicação do voluntário, o coordenador do projeto deve estar atento a carga horária semanal para a execução das atividades do voluntário, podendo ser de 4h, 8h, 12h, 16h ou 20h semanais. Ao encaminhar os documentos de indicação, o coordenador também deve enviar uma cópia do RG (com CPF) e atestado de matrícula do estudante voluntário.
Ao final das atividades do voluntário no projeto é necessário que seja preenchido o relatório final de atividades, conforme modelo e orientações disponíveis no edital em que o projeto está submetido.
Assim que o relatório for avaliado e aprovado pela CAGPPI do campus, o estudante ou coordenador do projeto deve solicitar a Direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus Osório, atestado que comprove a participação do voluntário no projeto e carga horária dedicada.
Atestado de Frequência
O atestado é documento importante para comprovação da presença do bolsista nas atividades de um projeto. Seu envio pelo coordenador do projeto no prazo possibilita a Direção de Pesquisa autorizar o pagamento da bolsa relativa ao mês de atuação.
Modelo de Atestado de Frequência – Edital Nº 12/2020
Modelo de Atestado de Frequência – Edital Nº 14/2020
Os modelos foram adaptados para o formato digital, sendo enviado todos os meses de vigência da bolsa pela Direção de Pesquisa aos coordenadores de projetos, devendo ser preenchido de maneira on-line.
Prestação de contas (para contemplados com recursos de fomento interno)
A IN Proppi/Proen/Proex/Proad n.º 01, de 18 de março de 2021, regulamenta a utilização e prestação de contas de recursos concedidos pelo fomento interno do IFRS.
SIGAA – Módulo Pesquisa
A partir de 2021, o IFRS iniciou o processo de mudança do sistema de submissão de projetos. Para novos editais relativos a projetos de Pesquisa e Inovação, o sistema adotado será o SIGAA.
Há diferentes tutoriais, conforme o vínculo do servidor (técnico ou docente) e o edital que irá submeter (fomento ou fluxo contínuo). É importante sempre, no momento de cadastrar uma proposta, usar o tutorial e o edital como guias para o correto preenchimento. Não é possível, em caso de editais de fomento, “reabrir” o projeto para edição no momento da submissão, devendo ser novamente ressubmetido, conforme o edital vigente oriente.
Grupos de Pesquisa (CNPq)
É obrigatório o pesquisador e seus orientandos (bolsistas ou voluntários) integrarem um grupo de pesquisa certificado pelo IFRS no Diretório de Grupos (DG) de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Caso seja líder do grupo, cabe a este coordená-lo, de forma a incentivar reuniões e projetos, assim como administrar a base de dados, incluindo ou excluindo membros pesquisadores, colaboradores e estudantes.
O integrante que desenvolve projeto de pesquisa ou colabora em um, servidor técnico ou docente, deve ser cadastrado no grupo como pesquisador. Caso o projeto se valha de um laboratório e nele atue um servidor (responsável pelo suporte), este deve ser cadastrado como técnico. Estudantes que se desligam do projeto devem ser excluídos, passando a constar como egressos do grupo de pesquisa. Pesquisadores que não integram mais o grupo devem ser excluídos, para não gerar casos “atípicos” no CNPq.
> O Campus Osório conta com grupos de pesquisa certificados no Diretório de Grupos (DG) de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), conforme página dos grupos. Mais informações, como linhas de pesquisa e pesquisadores, podem ser acessadas diretamente na base de dados do CNPq.
IN PROPPI N.º 02/2021 faz a regulamentação do cadastro e a manutenção de grupos de pesquisa no IFRS. A abertura ou extinção de grupo deve ser comunicado à Direção de Pesquisa, conforme o Anexo I. Anualmente os líderes devem enviar relatórios das atividades do grupo, conforme Anexo II.
Guia para criação/atualização Currículo Lattes
Para os estudantes que se tornam voluntários ou bolsistas de projetos de pesquisa, é necessário criar ou manter atualizado seu Currículo Lattes. Trata-se de um currículo padrão utilizado nos meios acadêmicos para registro das atividades dos estudantes e pesquisadores. É nele que são informadas as participações em projetos e eventos científicos, publicações, cursos, etc.
> Para auxiliar a criação ou a atualização do currículo, disponibilizamos um tutorial com passo a passo através do Moodle do campus.
Uma memória dos 10 anos de atividades de Pesquisa no campus Osório do IFRS
Quer conhecer mais sobre nossa trajetória histórica? Acesse o e-book 10 anos de pesquisa no IFRS : histórico, reflexões e perspectivas e visite nosso capítulo (p.186-213).
Demais documentos
Consultar site da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação: https://ifrs.edu.br/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao/documentos/instrucoes-normativas/
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> Dúvidas? Entre em contato com a Direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação pelo e-mail [email protected]