Estudantes
Volta às aulas 2025: Confira informações para este início de ano letivo no Campus Feliz
Acabaram as férias! Na próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro de 2025, iniciam as aulas para os novos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Feliz, como também o retorno daqueles que já estudam na instituição.
No site do campus há um espaço com as principais informações necessárias durante todo o período do curso: o “Espaço do Estudante”. Para isso, acesse o menu na lateral do site do IFRS (logo abaixo da logo). Aproveite e já salve a página nos favoritos!
Reunimos aqui algumas informações que constam no Espaço do Estudante e que podem ser úteis nesse início de ano letivo:
📌Como saber o horário das aulas?
Pelo Espaço do Estudante, no ícone “Horários de aulas” podem ser consultados os horários de aulas de cada turma, as disciplinas, professores e o número da sala de aula.
Ali também estão os horários dos estudos orientados, que são aqueles momentos de “reforço” oferecidos por todos os professores no contraturno, com a finalidade de auxiliar os estudantes com os conteúdos e atividades em que tiverem dúvidas.
📌Datas importantes do ano letivo
Fique atento ao Calendário Acadêmico, também disponível no Espaço do estudante.
📌Como solicitar acesso à internet do campus?
Para acessar a rede Wifi do campus há um procedimento que poderá ser feito a partir do primeiro dia de aula. É necessário conectar na rede “IFRS_Estudantes”.
Senha: nº de inscrição
📌Como acessar os sistemas acadêmicos?
Também no espaço, há o link para o Moodle, sistema on-line que os professores utilizam para aulas e tarefas das disciplinas. A plataforma Moodle (https://moodle.feliz.ifrs.edu.br/) é um ambiente educacional utilizado para a postagem de materiais de estudos, trabalhos e avaliações a serem desenvolvidos pelos alunos. O estudante deve fazer seu cadastro na plataforma, preferencialmente utilizando o e-mail institucional.
Ainda, também por ali você consegue acessar o SIGAA, que é o Sistema Acadêmico onde serão registradas as notas, as presenças e as faltas dos alunos. Todos os alunos e seus respectivos responsáveis podem ter acesso ao Sistema para verificar as notas e a frequência, mediante cadastro no sistema. Também emitir atestados de matrícula e consultar o histórico escolar. O acesso ao SIGAA pode ser feito através do Espaço do Estudante ou pelo link https://sig.ifrs.edu.br/sigaa. Alunos ingressantes que já possuem o número de matrícula (enviado por e-mail) podem realizar o cadastro no SIGAA. Qualquer dúvida pode ser consultado na secretaria.
📌E-mails acadêmicos:
Senha: nº de matrícula
As inscrições da etapa 2 devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Inscrições de Auxílios no site do IFRS, no período de 17 de fevereiro a 07 de março de 2025. Os interessados devem preencher os formulários obrigatórios, fornecer informações socioeconômicas e anexar os documentos exigidos. No edital há um passo a passo de orientação sobre cada etapa que deve ser seguida na inscrição.
Esta segunda etapa contempla os estudantes aprovados em 1ª Chamada e Chamada Pública no Processo Seletivo 2025 e estudantes rematriculados em 2025 no mesmo curso e que não recebiam Auxílio em 2024. Acesse o edital no link https://ifrs.edu.br/feliz/editais/edital-no-42-2024-dos-auxilios-estudantis-do-periodo-letivo-de-2025/.
📌Uso do celular
A legislação está sendo implantada gradativamente e este é um período de transição. A regra se aplica aos estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados e concomitantes durante as aulas. A orientação é que, caso optem por levar aparelhos eletrônicos ao campus, eles sejam mantidos desligados e guardados na mochila ou bolsa. A responsabilidade pela guarda e controle desses dispositivos é exclusivamente do estudante.
O uso dos dispositivos será incentivado para pesquisas, atividades educacionais e outras práticas que fortaleçam o ensino dentro e fora da sala de aula. Além disso, a tecnologia poderá ser utilizada para garantir acessibilidade e inclusão para estudantes com deficiência ou outras necessidades educacionais específicas.
A normativa ainda proíbe o uso de celulares e dispositivos eletrônicos nos intervalos. No entanto, durante esse período de transição que abrange o primeiro semestre, há possibilidade de flexibilização, conforme acordos estabelecidos pela comunidade acadêmica do campus, desde que haja o cumprimento da norma, especialmente em sala de aula.
Casa haja dúvidas sobre a aplicação da nova norma, os estudantes devem acompanhar os canais de comunicação e buscar orientações na sua unidade.