Início do conteúdo

Saiba quais os tipos de cursos com vagas para o primeiro semestre de 2026


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferta no Processo Seletivo (PS) de ingresso de estudantes 2026/01 vagas em cursos técnicos e superiores de graduação. São 5722 oportunidades distribuídas em 182 opções de cursos em 17 campi (Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão).  Todos os cursos são gratuitos.

Conheça as formas de oferta e a formação profissional desses cursos:

CURSOS TÉCNICOS

No Instituto são três formas de oferta de cursos técnicos: integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio.

⚠️ Cursos técnicos integrados ao ensino médio – são cursos que possibilitam a formação de ensino médio e técnica profissional ao mesmo tempo. São voltados para quem concluiu o ensino fundamental. Há opções também de cursos integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que são voltados exclusivamente para estudantes a partir dos 18 anos de idade com o Ensino Fundamental completo.

⚠️ Cursos técnicos concomitantes ao ensino médio – dão a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o ensino médio em outra instituição de ensino. É importante que o aluno verifique as exigências específicas de cada curso técnico quanto ao ano de escolaridade necessário no ensino médio.

⚠️ Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio – permitem a formação técnica para quem já tem o ensino médio completo.

 

📝

CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO

As vagas são para cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Lembrando que cursos de graduação são voltados para quem já tem o Ensino Médio completo. Confira como é a formação profissional desses cursos:

⚠️ Bacharelados: cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho.

⚠️ Licenciaturas: cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

⚠️ Superiores de Tecnologia: cursos superiores mais curtos, cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior denominado tecnólogo.

 

📌Para mais informações sobre os cursos ofertados e o quantitativo de vagas acesse o site ingresso.ifrs.edu.br

 

📝

SAIBA COMO PARTICIPAR:

➡️ Para estudar no IFRS, é preciso se inscrever em uma seleção, chamada Processo Seletivo de estudantes. Os candidatos são selecionados de diferentes formas, dependendo do curso escolhido: pode ser pela nota em uma prova realizada pelo IFRS, por um sorteio entre os candidatos inscritos ou pela nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Todos os detalhes podem ser consultados nos documentos chamados editais, que serão publicados no site ingresso.ifrs.edu.br.

➡️Neste Processo Seletivo são ofertadas vagas em  17 unidades. Para conhecer os campi e as opções de cursos, acesse a lista no site de ingressoVale lembrar que os cursos são presenciais, com exceção do Curso técnico em Multimeios Didáticos do Campus Osório.

➡️ As inscrições para o Processo Seletivo 2026/01 serão realizadas de 24 de setembro a 12 de outubro de 2025, de forma on-line. Os cursos são gratuitos, mas para se inscrever para a seleção é cobrada uma taxa

🗓 ⌛Os Candidatos com baixa renda podem solicitar a inscrição gratuita (isenção da taxa) até 22 de setembro de 2025. Saiba mais e acompanhe as novidades no site ingresso.ifrs.edu.br.

📌Os estudantes selecionados que garantirem sua matrícula começarão o curso no primeiro semestre do ano de 2026.

 

Fim do conteúdo