Prazo para inscrições no Processo Seletivo de estudantes 2022/2 do IFRS encerra dia 22 de maio

Encerra no domingo, 22 de maio, o período de inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2022/2 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os interessados em estudar em cursos técnicos e superiores em um dos 10 campi do IFRS participantes (Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga – Porto Alegre, Rio Grande, Rolante, Viamão e Vacaria) podem acessar o site ingresso.ifrs.edu.br, ler com atenção o edital (documento com informações e orientações) do seu tipo de curso e acessar o link  do sistema eletrônico para fazer a inscrição.  São mais de 1.400 vagas em cursos gratuitos, com início das aulas no segundo semestre de 2022.

Confira as vagas para o IFRS – Campus Viamão:

Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio (permitem a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – Todos serão presenciais.

• Administração | 3 semestres | noite | 36 vagas;
  • Meio Ambiente | 3 semestres | noite | 36 vagas;
  • Serviços Públicos | 2 semestres | noite | 36 vagas.

Saiba mais sobre este Processo Seletivo

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para concorrer aos cursos Técnicos do Campus Viamão no Processo Seletivo 2022/2 é cobrada uma taxa de R$ 20,00.

A ocupação das vagas será por dois Sistemas de Ingresso:
– Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos que realizaram a prova do Enem a partir de 2016 e desejarem utilizar estas notas para classificação; e
– Sorteio Público.

As inscrições ocorrem de forma totalmente on-line. O candidato precisa ter CPF e RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Também é necessário estar cadastrado no gov.br, novo portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos (saiba mais sobre como fazer o CPF e como criar conta no site Gov.br).

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS (que está disponível na capa do site ingresso.ifrs.edu.br), será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo 2022/2.

⚠️ Os candidatos que solicitaram a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição também precisam realizar a inscrição no sistema eletrônico. Para os isentos da taxa, ao término da inscrição no Processo Seletivo, será gerado o comprovante de inscrição de isento, que substitui o boleto bancário. Para os demais, será emitido um boleto, que deve ser pago até o dia 23 de maio de 2022.

📝 Como será a seleção de estudantes

No Processo Seletivo 2022/2, o IFRS está reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas.

Acompanhe: ingresso.ifrs.edu.br