Participe da Conferência Municipal de Educação de Viamão: inscrições até 14 de dezembro

O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) divulga a Conferência Municipal de Educação de Viamão, que irá ocorrer nos dias 16 e 17 de dezembro de 2021, na escola Walter Graf (R. Mal. Deodoro, 220), no Centro de Viamão, tendo como tema central: “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. O IFRS Campus Viamão integra o Fórum Municipal de Educação (FME), responsável pela organização deste evento.

Confira os temas que serão debatidos durante a Conferência Municipal de Educação de Viamão:

• EIXO 1 – Dia 16/12/21 – 8h às 11h30 – O PNE- 2024 -2034: avaliação das diretrizes e metas
  • EIXO 2 – Dia 16/12/21 – 13h às 16h30 – Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação
  • EIXO 3 – Dia 17/12/21 – 8h às 11h30 – Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção

A participação é aberta ao público em geral e a comunidade está convidada a participar com sugestões referentes ao documento base, conforme os eixos de discussão, que devem ser enviadas até o dia 14/12/21, através dos e-mails, específicos por eixos:

Fórum Municipal de Educação (FME) – O Fórum Municipal de Educação foi instituído por meio do Decreto nº35/2013. A finalidade do Fórum é coordenar a Conferência Municipal de Educação, acompanhar e avaliar a implementação de suas deliberações e promover as articulações necessárias entre os correspondentes fóruns de educação dos Estados, do Distrito Federal e da União.
CONAE 2022 – A CONAE é um espaço aberto pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, da Educação Infantil até a Pós-Graduação. A Conferência Municipal de Educação precede a Conferência Regional, a Conferência Estadual e a Conferência Nacional de Educação. Ela tem caráter deliberativo e tem como missão iniciar as discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), os avanços e desafios para as políticas públicas educacionais e engajar a população para a elaboração e aprovação do Plano Nacional de Educação referente ao período de 2024 a 2034. A etapa municipal irá apresentar o conjunto de propostas discutidas pelos participantes à etapa regional.