Início do conteúdo

Mostra de Arte e Cultura reúne produções artísticas no IFRS Campus Viamão


O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou, no dia 5 de dezembro, a Mostra de Arte e Cultura do projeto Leituras Elásticas, no auditório do campus. A atividade reuniu estudantes, servidores e comunidade externa em uma programação dedicada à arte, à memória e à reflexão.

Ao longo do dia, o público acompanhou uma mostra diversa de produções artísticas, com exibição de audiovisuais, apresentações musicais, poesia falada e teatro. As atividades evidenciaram o protagonismo estudantil e os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, além de ações vinculadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão, reforçando a arte como ferramenta de aprendizado, expressão crítica e transformação social.

Programação

A programação iniciou às 10h30 com a exibição do audiovisual Lichita: do México à escola, produção de estudantes do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, do turno da manhã. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Língua Espanhola, sob orientação do professor Diego Souza.

Às 11h20, ocorreu a mostra de audiovisuais, com as produções Entrelinhas: poemas, de Lia Beraldo, Mas em que mundo tu vive?, do Projeto Leituras Elásticas, e Ecos do Sagrado, reunindo trabalhos de estudantes e servidores do IFRS Campus Viamão.

No período da tarde, às 13h10, a Banda O Paradoxo apresentou um repertório de rock. O grupo é composto por estudantes do IFRS Campus Viamão. Em seguida, às 14h, ocorreu o Slam Ecos do IFRS Viamão, com apresentações de poesia falada, sem caráter competitivo, e lançamento do zine produzido nas oficinas do projeto Slam Entre Escolas.

Às 14h30, estudantes do quarto ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente apresentaram a atividade Arte e biodiversidade, com música e poesia, sob orientação da professora Gabriele Volkmer.

O encerramento da Mostra ocorreu às 14h50, com a apresentação da peça Alice no País das Maravilhas, realizada pelo projeto de extensão Viamão em Cena, em uma releitura da obra, com direção do ator Denisson Beretta.

Ficha técnica

A Mostra de Arte e Cultura do projeto Leituras Elásticas teve coordenação de Ana Paula Cecato. As bolsistas do projeto foram Ana Mikaela Pereira Ribeiro e Daniel Barbosa Silva. Atuaram como voluntários Isadora Grimminger, Matheus Serra, Anaí Diênifer Torales, Ana Karolina Athaide Ventura, Pietra Miller Lima de Mello e Rafaela Côrrea.

A apresentação das atividades ficou a cargo de Pietra Miller Lima de Mello, Matheus Serra, Ana Mikaela Pereira Ribeiro e Daniel Barbosa Silva. A operação de som foi realizada por Filipe Régio. A Mostra contou com apoio do projeto de extensão Sarau Cultural.

Fim do conteúdo