Jogos do IFRS: últimos preparativos para a etapa no Campus Sertão

Servidores e estudantes do Campus Sertão estão trabalhando em ritmo acelerado para deixar tudo pronto para os Jogos do IFRS entre os dias 26 e 28 de setembro de 2024. Conforme a docente de Educação Física e presidente da Comissão Interna dos Jogos no Campus, Larissa Wagner Zanella, o evento envolve mais de 70 pessoas de diferentes setores da unidade, seja da infraestrutura, da limpeza, do restaurante, do ensino ou do administrativo.

Somente da infraestrutura, são quase trinta servidores (entre efetivos e terceirizados) diretamente envolvidos. O coordenador do setor, Gustavo Gobbo, conta que há cerca de 60 dias começaram as revisões das instalações elétricas e hidráulicas das salas, banheiros, restaurante e quadras esportivas. Além disso, as áreas de transporte e vigilância também se preparam para três dias intensos de trabalho. O setor permanece todo o período do evento de sobreaviso. “Um chuveiro danificado, um vazamento, uma lâmpada queimada, ou até problemas mais complexos: o setor de infraestrutura precisa estar preparado para agir rapidamente em qualquer emergência”, observa Gustavo.

Recepção e acomodação das delegações são planejadas

Larissa destaca que muitos fatores influenciam a organização de um grande evento como o JIFRS, “principalmente no que se refere à alimentação, ao cronograma, aos carnês de jogos, à recepção das delegações e aos alojamentos. Preocupações como e onde as delegações serão recepcionadas e acomodadas, cardápio e compra de insumos para tantas refeições, condições meteorológicas em função dos locais de jogos (como o basquete), pousada para servidores, organização de materiais para as disputas, organização dos locais de jogos são alguns desses fatores que precisam de cuidado, planejamento prévio e trabalho em conjunto de todos os servidores envolvidos”. A presidente da Comissão Interna dos Jogos comenta, ainda, que “o evento não pode ser realizado sem a colaboração de muitas pessoas, dentre eles os monitores (que são os alunos). Sem o suporte de cada pessoa envolvida, o evento não teria condições de acontecer”.

Campus Sertão suspende as aulas presenciais a partir do meio dia de quarta-feira (25/09) e interrompe uma série de atividades para sediar o evento. Logo que as salas de aula são liberadas nesta quarta, já começa o trabalho para acomodar as delegações dos 16 campi que ficarão em Sertão nos três dias de competições. Ao todo, são organizadas trintas salas para funcionar como alojamentos.

A segunda etapa da 9ª edição do Jogos do IFRS reunirá mais de 600 participantes. Serão realizadas competições masculinas e femininas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, voltadas a estudantes com idade de até 19 anos. Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.

Texto: Lisiane Schuster Gobatto – Comunicação do Campus Sertão do IFRS