Instituto Federal inicia as aulas do curso de Assistente de Cozinha do Mulheres Mil

No dia 4 de setembro, iniciaram as aulas do curso de Assistente de Cozinha do projeto Mulheres Mil 2017, ofertado pelo Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em uma parceria com a Prefeitura do município. A formação conta com 70 vagas, divididas em duas turmas, e ocorre nas escolas municipais de Ensino Fundamental Dom Diogo e São Tomé. A carga horária total será de 160 horas, com atividades das 13h15 às 17h15. O projeto atende uma demanda da comunidade local e privilegia temas transversais para a formação cidadã, tais como: elevação da autoestima, saúde, direitos e deveres da mulher, comportamento sustentável, cooperativismo, inclusão digital, empreendedorismo e responsabilidade ambiental, promovendo a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.

Para a aluna Itanajara Costa de Barros (52), o importante é vencer as próprias dificuldades, ser uma profissional, contribuir com a sua comunidade, proteger os animais e o meio ambiente. “Meu caminho não é só meu, é de mais pessoas”, afirmou.

A coordenadora do projeto e pedagoga do Campus Viamão do IFRS Clarice Oliveira ressaltou a importância do curso dar não só a formação para o trabalho, mas uma formação integral. “Todas vamos nos ajudar, aprender juntas, e buscar olhar para cada uma de nós não só como um ser produtivo, e sim, como um ser humano. O trabalho faz com que cada uma de nós se forme e se transforme”. Ela relembrou do primeiro curso do Mulheres Mil realizado pelo Instituto Federal no município, em 2013, com a formação de mais de 80 mulheres, em Auxiliar de Confeitaria. E falou sobre os cursos técnicos e superiores gratuitos atualmente ofertados na unidade.

Estiveram presentes: as servidoras do Campus Viamão do IFRS Maria de Fátima Lopes (coordenadora o projeto), Giseli Costa (professora), Anelise Schutz (pedagoga) e Gabriela Isaia (psicóloga); o secretário de Educação, Carlos Bennech; a secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Rita Cardozo; o secretário Geral de Governo, Nilton Magalhães; a coordenadora da Mulher, Bruna Garcia; o diretor-geral da Secretaria de Educação, Marco Aurélio dos Santos; a diretora Administrativa da Secretaria de Educação, Vanja Macedo; as diretoras Denise Camargo (São Tomé) e Márcia Roldão (Dom Diogo de Souza); a presidente do Conselho dos Direitos das Mulheres (Condim), Andréia Cabral; a assistente social do Serviço de Atendimento as Mulheres em Situação de Violência e Gênero, Silvia Franco; e o presidente da OAB Viamão, Nilson Pinto da Silva.

Sobre o curso

O Mulheres Mil está estruturado em três eixos – educação, cidadania e desenvolvimento sustentável – e busca possibilitar o acesso, com exclusividade, de mulheres historicamente em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade à educação profissional e tecnológica. O curso tem como objetivo ofertar a mulheres em situação de vulnerabilidade social cursos de qualificação profissional, de modo a prepará-las para o efetivo exercício da cidadania, através do desenvolvimento de uma postura crítica, reflexiva e de habilidades empreendedoras para o mundo do trabalho.

Texto e fotos: Alessandra Aragon Nevado – Comunicação Social do IFRS