Inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2025/01 abrem nesta quinta

Interessados em concorrer a uma vaga em cursos de ensino médio com o técnico integrado, cursos técnicos e cursos superiores de graduação do IFRS podem conferir as orientações e realizar a inscrição até 14 de outubro de 2024.

Tem interesse em estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no próximo ano? Não perca o prazo, já está aberto o período de inscrição no Processo Seletivo de estudantes 2025/01. São mais de 5.700 vagas em 173 opções de cursos. Há oportunidades nos 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Os cursos são gratuitos. Todos são presenciais, com exceção do técnico em Multimeios Didáticos do Campus Osório.

Neste Processo Seletivo, o IFRS oferece ensino médio integrado com o técnico, incluindo opções na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); cursos técnicos para quem está cursando o ensino médio em outra escola (concomitantes) e para quem já tem o ensino médio (subsequentes) e ainda cursos superiores de graduação (licenciaturas, bacharelados e de tecnologia) – saiba mais sobre os tipos de cursos.

Os documentos com informações e orientações (editais) foram publicados e podem ser conferidos no site ingresso.ifrs.edu.br.

Confira a lista dos cursos com vagas no site ingresso.ifrs.edu.br.

Vagas para o Campus Viamão:
Curso Modalidade Formas de Ingresso Turnos Vagas
Tecnologia em Gestão Ambiental Graduação ENEM ou Prova Noite 40
Tecnologia em Processos Gerenciais Graduação ENEM ou Prova Noite 40
Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio Sorteio Manhã 36
Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio Sorteio Tarde 36
Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Sorteio Tarde 36
Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Sorteio Manhã 36

📌Formas de seleção

A forma de seleção de estudantes varia de acordo com o curso, podendo ser pela realização da prova do IFRS; pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 até a atual; ou ainda por sorteio entre os inscritos. A seleção dos cursos EJA será por sorteio público.

Essas informações estão nos editais e na lista de cursos.

🖥️Como fazer a inscrição

As inscrições podem ser realizadas a partir das 18h desta quinta-feira, 26 de setembro, até o dia 14 de outubro de 2024, por meio de formulário eletrônico. O link está disponível na capa do site de ingresso.

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral –  RG). No momento da inscrição, não poderá usar o número de documento dos pais para se inscrever. É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

📝 Valores da taxa de inscrição do Processo Seletivo de estudantes 2025/01:

Para os candidatos que farão a seleção por sorteio ou nota do Enem, a inscrição custará R$ 20,00. Para os inscritos que realizarem a prova própria do IFRS, a taxa de inscrição será de R$ 60,00 no caso dos cursos técnicos ou R$ 80,00 nos superiores de graduação.

Para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), não há cobrança de taxa.

⚠️Atenção: Os candidatos que solicitaram a gratuidade da taxa (isenção) também precisam realizar a inscrição no site ingresso.ifrs.edu.br, até 14 de outubro de 2024, independentemente de terem o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Após finalizá-la, será gerado o comprovante de isento (para aqueles que não precisarão pagar a taxa) ou então um boleto bancário (para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar).

📌Reserva de vagas – cotas

O Processo Seletivo reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas e quilombolas; e tem ainda outras vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Os demais candidatos podem se inscrever e concorrerão nas vagas de acesso universal.

📌Confira as principais datas do Processo Seletivo:
  • Publicação dos editais com os detalhes da seleção de estudante – 26/09/2024
  • Resultado da solicitação de inscrição gratuita – 26/09/2024
  • Inscrições no Processo Seletivo de estudantes – de 26/09 a 14/10/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição – até 15/10/2024
  • Sorteio (para os cursos com esse tipo de seleção) – 12/11/2024
  • Prova (para os cursos com esse tipo de seleção) – 24/11/2024

📍 Mais informações no site ingresso.ifrs.edu.br.