Início do conteúdo

Inscrições abertas até 19 de agosto para curso gratuito de confecção de bolsas artesanais do Programa Mulheres Mil no Campus Viamão


Estão abertas, até 19 de agosto, as inscrições para o curso de extensão “Empoderamento Feminino: Confecção de Bolsas Artesanais”, ofertado pelo Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no âmbito do Programa Mulheres Mil. A formação é gratuita e voltada a mulheres a partir de 16 anos, com prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições podem ser feitas de forma online, pelo formulário: forms.gle/rB1vRy6fKnKiVchj7, ou por meio de ficha impressa, que deve ser retirada no Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CONDIM), localizado no Complexo Ana Jobim – segundo piso (Avenida Senador Salgado Filho, 2205, prédio da Escola Estadual Ana Jobim, atrás da UPA 24h). As fichas impressas devem ser preenchidas e entregues presencialmente no IFRS Campus Viamão, exclusivamente às terças e quartas-feiras, das 9h às 11h, na sala da Chefia de Gabinete da Direção-Geral, durante o período de inscrições. É necessário anexar à ficha os documentos exigidos no edital.

Para quem não possui acesso à internet, o campus disponibilizará um computador com rede nos mesmos dias e horários, com possibilidade de apoio da equipe do Programa Mulheres Mil mediante solicitação na recepção.

Estão sendo ofertadas 25 vagas para uma turma, com aulas nos turnos da manhã e da tarde. Do total, oito vagas são destinadas a mulheres autodeclaradas negras (pretas ou pardas), indígenas ou pessoas com deficiência. Em caso de número de candidatas superior ao número de vagas, será realizado sorteio público.

O curso terá carga horária total de 160 horas e será realizado de 2 de setembro a 11 de dezembro de 2025, com aulas às terças, quartas e quintas-feiras, no turno da manhã (das 8h às 12h15) ou da tarde (das 13h às 17h15). Ao final da formação, as participantes que obtiverem aprovação e frequência mínima de 75% receberão certificado.

A lista das selecionadas na primeira chamada será divulgada em 22 de agosto na página ifrs.edu.br/viamao/editais. As matrículas ocorrerão no dia 28 de agosto, das 9h às 11h, presencialmente no campus. Suplentes poderão ser convocadas no mesmo dia, após as 18h.

O edital completo está disponível na página: ifrs.edu.br/viamao/editais.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail mmil@viamao.ifrs.edu.br.

Fim do conteúdo