Início do conteúdo

IFRS é contemplado para ofertar cursos aos egressos do sistema prisional no segundo ciclo do Projeto Alvorada


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está entre as 23 instituições selecionadas para implementar um curso teórico-prático voltado a egressos do sistema prisional. Trata-se do segundo ciclo do Projeto Alvorada, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Por meio de uma parceria entre os campi da Região Metropolitana, o IFRS vai ofertar o curso de Microempreendedor Individual em 2025.

As aulas devem ocorrer na cidade de Porto Alegre, durante oito meses, totalizando 720 horas. A seleção dos estudantes será conduzida pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) do Estado. Compõem a grade curricular disciplinas como Administração e Marketing, Comportamento Empreendedor e Empreendedorismo Social e Inovação.

 

Sobre a participação do IFRS no Projeto Alvorada

A instituição foi contemplada através do edital de chamamento público da Senappen, que investirá mais de R$ 15 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). As ações formativas visam o fortalecimento da reintegração e empregabilidade para atender a Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional (PNAPE).

O IFRS participou do ciclo anterior do Projeto, oportunidade na qual 17 egressos do sistema prisional foram certificados em janeiro de 2023 no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Empreendedorismo Social.

 

Projeto Alvorada

O Projeto Alvorada reúne um conjunto de ações para possibilitar o acesso ao mercado de trabalho, pelas vias do emprego, do empreendedorismo e das atividades no âmbito da economia popular e solidária. São desenvolvidas aulas teóricas, práticas introdutórias e avançadas, além da implementação dos Núcleos de Inclusão Social e Produtiva, uma metodologia criada para este segundo ciclo, com a finalidade de promover a incubação de novos negócios e geração de renda. Todos os estudantes regulares receberão bolsas como forma de favorecer e possibilitar o acesso e a permanência na formação.

 

Com informações da Divisão de Comunicação da Senappen e do Campus Alvorada do IFRS

 

 

Fim do conteúdo