Início do conteúdo

IFRS Campus Viamão oferta 80 vagas para curso gratuito de Economia Circular com inscrições até 25 de novembro


O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas até 25 de novembro para o curso de extensão “Economia circular: geração de renda e qualificação para o trabalho a partir de técnicas de costura criativa”, vinculado ao programa de extensão Entre Linhas e Laços: Reutilizar, Cuidar e Empoderar.

O curso é destinado a mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente chefes de família em situação de vulnerabilidade econômica ou risco social. O objetivo é promover formação continuada, com foco em técnicas de costura criativa e práticas de economia circular, estimulando a geração de renda e o aproveitamento sustentável de materiais.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line. Para quem não tiver acesso a computador ou internet, o IFRS Campus Viamão disponibiliza equipamento com rede, na Coordenadoria de Extensão da sede do campus, na Rodovia Tapir Rocha, 7.000, bairro Querência, de segunda a quarta-feira, das 10h30 às 11h30 e das 13h às 16h.

São ofertadas 80 vagas, divididas em quatro turmas de 20 alunas. Há reserva de vagas para 24 mulheres autodeclaradas pretas ou pardas, 2 indígenas, 2 quilombolas e 8 mulheres com deficiência. Caso as vagas reservadas não sejam preenchidas, elas serão disponibilizadas às demais inscritas. Se o total de inscrições superar o número de vagas, será realizado sorteio público, conforme o cronograma do edital.

A lista das selecionadas e das suplentes será divulgada no site do Campus Viamão, e as candidatas sorteadas deverão realizar a matrícula presencialmente, entre 15 e 17 de dezembro, na Coordenadoria de Extensão, com atendimento das 10h30 às 11h30 e das 13h às 16h. A matrícula exige a apresentação de documento de identificação com foto, CPF, comprovante ou autodeclaração de endereço, e cópia de comprovante de conta-corrente individual.

As aulas estão previstas para ocorrer de 2 de março a 30 de junho de 2026, em dois dias por semana (segunda e quarta-feira ou terça e quinta-feira), nos turnos da manhã ou da tarde, com carga horária total de 100 horas. As estudantes que obtiverem frequência mínima de 75% e forem aprovadas receberão certificado de qualificação emitido pelo IFRS.

Será concedida uma bolsa-formação, no valor de R$ 5,00 por hora-aula, condicionada à frequência mínima exigida. O curso é financiado com recursos de emenda parlamentar, executada via Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), por meio do projeto nº 9.089.

Dúvidas podem ser enviadas para entrelinhas@viamao.ifrs.edu.br.

Confira o edital e acompanhe todas as suas etapas, na página ifrs.edu.br/viamao/editais.

 

Fim do conteúdo